Alunas do 4º ano G organizam ações para defender o meio ambiente

Publicado em 31 de outubro de 2019 às 10:52

Um grupo de alunas do 4º ano G do Ensino Fundamental organizou diversas ações, de forma totalmente proativa, para preservar o meio ambiente e conscientizar os colegas sobre soluções de sustentabilidade. As meninas foram inspiradas pelo projeto “Crianças do Mundo”, organizado pela Biblioteca Infantil, que em uma de suas fases trabalhou o tema “Meio Ambiente”, além da exposição sobre as abelhas organizada pelo Museu de História Natural.

alunas do 4º ano G

“Elas participaram dessas atividades educativas na escola, gostaram muito do que aprenderam e tiveram várias ideias para colocar esse conhecimento em prática, sempre com ações espontâneas que elas mesmas criaram”, conta a professora regente da turma, Monica Hammen. As meninas recolheram o lixo deixado pelos colegas no chão do pátio na hora do recreio e depois passaram de sala em sala mostrando o resultado para que os amiguinhos fossem incentivados a descartar seus resíduos corretamente, separando materiais que poderiam ser encaminhados para reciclagem e compostagem.

Em seguida, as estudantes fizeram uma pesquisa mais aprofundada sobre as abelhas, seu trabalho de polinização e a ameaça de extinção desses insetos. “Elas repararam que cada vez nós vemos menos abelhas aqui na escola também e ficaram muito sensibilizadas com a morte das abelhas pelo uso de agrotóxicos. No final, montaram uma maquete que foi exposta na biblioteca”, explica Monica.

a turma do 4º ano G na biblioteca infantil

As alunas que participaram dessas ações foram, em ordem alfabética, Ana Luisa Pantano Prokopowitsch, Antonella Maria da Silveira, Gabriela de Almeida Amato, Júlia Monteiro de Barros Lopes, Lara Dagios Tomezzoli, Letícia Del Grossi Neusquen, Luiza Gomes Bagnoli, Manuela Matias Primati, Maria Carolina Estelles Senra, Maria Eduarda Inácio Vilas Bôas, Maria Eduarda Ramos Christovão, Maria Eduarda Rohr Cabral e Valentina Angeli Ribeiro Piedade, todas do 4º ano G.