Home / Destaque / Ensino Fundamental / Notícias

Biblioteca Infantil inaugura projeto “Crianças do Mundo”

Em 23 de abril de 2019

Nos dias 9, 11 e 12 de abril, a Biblioteca Infantil apresentou o projeto “Crianças do Mundo” para os alunos de 2º a 5º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa permanecerá até o final do ano letivo e, a cada bimestre, abordará um tema diferente dentro do assunto principal, que é dar mais destaque e visibilidade a histórias de diferentes culturas, promovendo uma viagem ao mundo e oferecendo diversidade aos pequenos. “Fizemos uma boa curadoria com autores e histórias de diversos países, do Japão a Moçambique. Nosso objetivo é fazer com que as crianças descubram coisas novas. Os irlandeses e ingleses, por exemplo, adoram contos de mistério e suspense, com histórias de fantasmas. Outro livro que selecionamos conta como na Índia algumas escolas têm tigres habitando as florestas em seu entorno, uma realidade totalmente distinta da nossa aqui no Dante, no meio de São Paulo”, conta a bibliotecária Maysa Barbosa de Aguiar.

Os alunos podem emprestar o livro que quiserem, e a atividade não é obrigatória, mas muitas crianças já demonstraram interesse e estão participando do projeto. Os estudantes também podem participar avaliando a escolha das obras e deixando sua opinião em uma caixa localizada na Biblioteca Infantil. A equipe ainda está avaliando quais são os livros mais emprestados, que tiveram mais retiradas, para verificar quais obras fazem mais sucesso entre as crianças.

O projeto “Crianças do Mundo” é alinhado ao projeto pedagógico do Colégio, ligando os temas bimestrais abordados na biblioteca ao que as crianças veem em sala de aula. Em maio, por exemplo, o tema será “meio ambiente”. “Agora tivemos um primeiro momento de sensibilização, em que estamos conversando com todas as classes aqui na biblioteca e apresentando o projeto, dando início às atividades. A implementação é feita pelas auxiliares de biblioteca Soleni de Fátima Cardoso e Cláudia Gomes de Oliveira”, explica Maysa. “Queremos trabalhar autonomia, curiosidade, senso crítico, diversidade, cultura. Estamos muito envolvidas e felizes com esse projeto”, comemora ela. Por coincidência, na Biblioteca Central, voltada para alunos mais velhos e adultos, também há uma seleção de livros internacionais, com obras da Turquia, Israel, Noruega, Líbano, Rússia, Peru, México, Hungria etc. Vale a visita!

Categorias: Destaque, Ensino Fundamental, Notícias