Vice-cônsul dos EUA dá palestra sobre eleições

Publicado em 12 de outubro de 2012 às 20:04

Os alunos do Dante High School receberam, no dia 10 de outubro, o vice-cônsul dos Estados Unidos Jeffrey Hilliard, que deu uma palestra a respeito das eleições estadunidenses de 2012. Ele ofereceu um panorama do sistema eleitoral naquele país e falou da corrida eleitoral entre Barack Obama e Mitt Romney à presidência do país.

Jeffrey abordou diversas características do sistema estadunidense de eleição, destacando diferenças e semelhanças entre aquele país e o Brasil. Uma das diferenças, por exemplo, é a não obrigatoriedade do voto lá, enquanto no Brasil o voto é opcional para pessoas com 16, 17 e 70 anos ou mais, e obrigatório para pessoas de 18 a 69 anos. Quanto às semelhanças, o vice-cônsul ressaltou o fato de o número de senadores por estado não ser proporcional à população: lá, cada estado tem dois senadores, independente do tamanho, enquanto no Brasil cada unidade federativa possui três senadores.

A coordenadora do Dante High School, profª Rossella Beer, considerou importante a explicação sobre as grandes diferenças no sistema eleitoral entre Estados Unidos e Brasil. “É interessante demonstrar que nos Estados Unidos cada estado tem uma legislação, o que pode dificultar muito para chegar ao resultado das eleições. Cada estado faz à sua maneira, e o processo só é encerrado quando todos chegarem a um acordo”, explicou.

Os alunos tiraram dúvidas a respeito de partidos e da postura dos eleitores e políticos. Por exemplo, uma aluna perguntou se há chance de um terceiro partido ganhar notoriedade como os dois que usualmente disputam a presidência: Democratas e Republicanos. Apesar de confirmar a possibilidade, Jeffrey afirmou que acha difícil isso acontecer.

Outra pergunta, curta e direta, foi quanto às crenças sobre qual candidato será eleito em novembro. Para o vice-cônsul, o atual presidente deve ser o vencedor. “Obama tem mais chances, pois está fazendo uma campanha muito boa e é o favorito. Romney, por outro lado, não está convencendo tanto os eleitores com suas propostas”, afirmou.