Vencedores do “Concorso di Videoclip” são premiados

Publicado em 2 de dezembro de 2012 às 15:27

Os departamentos de Italiano e de Tecnologia Educacional do Colégio Dante Alighieri realizaram na quinta-feira, 29 de novembro, a cerimônia de premiação dos vencedores do “Concorso di Videoclip”. Ao todo, sete categorias foram congratuladas: melhor figurino; atuação; fotografia; roteiro; edição; melhor clipe segundo o júri técnico; e melhor clipe para o júri popular.

Segundo a professora Angela Angoretto, coordenadora do Departamento de Italiano, o “Concorso di Videoclip” consiste em uma forma diferente de avaliar o desempenho dos alunos do 9º ano no aprendizado de italiano. Além disso, os estudantes trabalham com conceitos de edição de vídeo.

“Os alunos se dividem em grupos, escolhem uma música italiana e têm que interpretá-la no clipe. Eles trabalham o texto em sala e fazem uma avaliação escrita em italiano para mostrar se compreenderam bem a letra da música. Em seguida, elaboram o roteiro e têm algumas aulas na sala de robótica para realizar a edição do vídeo”, explicou a professora Angela Angoretto.

Após avaliar os vídeos de todas as classes do 9º ano, a comissão formada por professores de Italiano, Tecnologia Educacional e Português escolheu 16 finalistas. Destes, oito foram premiados na cerimônia do dia 29.

A premiação

A edição de 2012 do “Concorso di Videoclip” teve alguns fatos inéditos. Pela primeira vez, os alunos tiveram que fazer o clipe utilizando-se, exclusivamente, de suas atuações – antes, podiam pegar imagens da internet. Além disso, o concurso também ganhou uma cerimônia de premiação oficial.

E o evento foi marcado por diversas atrações musicais, intercaladas entre o anúncio e a exibição dos clipes vencedores. Os alunos Bruno Ferrari, Caio Ferrari e Guilherme Paglioli formaram uma banda para tocar as músicas “Via con me” (de Paolo Conte) e “Wonderwall” (do Oasis), que, apesar de ser uma canção inglesa, também envolveu a prática de outra língua que não a portuguesa.

Já Yasmine Nathalie Mafulde (voz) e Felipe Guazelli (ao piano) apresentaram as músicas “Someone like you”, de Adele, e “La solitudine”, de Laura Pausini. Houve ainda uma despedida: a aluna Eva Sebastiani, que vai morar na Itália no próximo ano, subiu ao palco para dizer “ciao” aos seus colegas.

Para a professora Angela, o Concorso di Videoclip é uma forma descontraída de aprender. “Esta atividade é uma maneira diferente de trabalhar o italiano: os alunos usam a música, algo que todo mundo gosta, então eles se divertem muito. E também é um bom jeito de fechar as atividades do ano letivo”, disse.

Confira os vencedores do Concorso di Videoclip 2012:

Melhor figurino: “Senza riserva” (9º ano A)

Atuação: “Tappeto di fragole” (9º ano E) e “Mambo italiano” (9º ano B)

Fotografia: “Gocce di memória” (9º ano E)

Roteiro: “Benvenuto” (9º ano B)

Edição: “Buoni o cattivi” (9º ano J)

Melhor filme segundo o júri técnico: “Per dimenticare” (9 B)

Melhor filme para o júri popular: “Per tutta la vita” (9º ano J)