Turmas do 1º ano visitam Museu da Imagem e do Som

Publicado em 13 de outubro de 2022 às 12:29

Nos dias 10, 15, 22 e 23 de junho, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental visitaram o Museu da Imagem e do Som – MIS, durante o horário regular da aula. A proposta da saída pedagógica foi levar os pequenos dantianos para conhecer a exposição “Portinari para todos”, a fim de dar continuidade e complementar o estudo de arte iniciado no ateliê.

A mostra “Portinari para todos” é dividida em três áreas expositivas. A primeira traz sete aparelhos interativos para que os visitantes conheçam mais da vida e do legado do artista. Na sequência, há a sala Portinari imenso, que oferece, de maneira contemplativa e envolvente, a imersão nas obras. A última área contextualiza o acervo de Portinari e sua relação com a história e a cultura do Brasil, destacando a importância da preservação da memória do artista.

Proposta da visita ao Museu foi dar prosseguimento aos estudos, iniciados no ateliê, sobre o artista Portinari.
Pequenos dantianos no Museu da Imagem e do Som

“As crianças foram para a exposição ‘Portinari para todos’ justamente porque estão estudando Portinari nas aulas de arte. Além dos autorretratos, o artista exibe, em inúmeras obras, o universo infantil, então há quadros em que Portinari pinta meninos jogando bola, empinando pipa, no balanço, e nós focamos nosso olhar cognitivo e reflexivo principalmente nessas obras”, explica a coordenadora do Departamento de Artes, professora Maria Beatriz Perotti.

Antes da visita ao museu, as turmas do 1º ano participaram de algumas oficinas no Colégio. As oficinas incluíam atividades que aludiam ao trabalho de Portinari. Assim, as crianças pularam corda, brincaram de roda e fizeram dinâmicas com tecidos, formando desenhos no chão.

Segundo a professora Beatriz Perotti, é importante as crianças, na mais tenra idade, visitarem museus para que ocorra uma familiarização com os espaços culturais da cidade: “Nós da equipe pedagógica queremos que os alunos desenvolvam uma proximidade e criem o hábito de visitar exposições. Além disso, os museus são por excelência espaços de observação, interação e reflexão e exercem grande influência no aprendizado e na formação, podendo levar as crianças a grandes descobertas não só culturais como também tecnológicas e científicas”.