Terceiro título em duas semanas: Dante é campeão do Torneio Dante de basquete sub-18

Publicado em 30 de maio de 2022 às 18:01

Mais uma taça! Nossos atletas do basquete masculino sub-18 foram campeões do Torneio Dante e trouxeram o primeiro título masculino (e de basquete) para o Departamento de Esportes, sendo essa a terceira conquista geral do departamento desde que ele foi criado, no início de 2021.

A jornada para o troféu

O Torneio Dante de basquetebol foi disputado entre os dias 2 e 20 de maio, no ginásio dantiano. Os quatro competidores do Torneio representavam as equipes dos seguintes colégios: Albert Sabin, Dante Alighieri, Friburgo e Miguel de Cervantes.

O primeiro jogo aconteceu no dia 2 de maio (segunda-feira) entre os colégios Dante Alighieri e Miguel de Cervantes, e os dantianos fizeram bonito. Placar final: 48 a 28 para nós!

Já o segundo jogo da competição ocorreu no dia seguinte, 3 de maio, entre o Colégio Friburgo e o Colégio Albert Sabin. A vitória ficou com o Albert Sabin, que ganhou a partida por 37 a 25.

Na quinta-feira, 5 de maio, aconteceram mais dois jogos. O primeiro foi entre o Colégio Dante e o Friburgo – perdedor da partida contra o Albert Sabin. Nossos atletas não tomaram conhecimento do adversário e venceram o jogo por uma diferença de 22 pontos. Placar final: 57 a 35, com direito a uma passagem só de ida para a final do torneio!

O quarto jogo da competição e o segundo de quinta-feira foi entre os colégios Albert Sabin e Miguel de Cervantes – perdedor da partida contra o Dante. Quem saiu vitorioso foi o Albert Sabin por 31 a 26, garantindo assim a vaga para a final contra o Dante!

Com o apoio da torcida, o Dante enfrentou o Colégio Albert Sabin na grande final, e o resultado não podia ser diferente. Em uma noite inspirada, os nossos atletas repetiram o placar da última partida e venceram por 57 a 35, consagrando o Dante campeão do torneio!

Resultado é fruto do trabalho

A equipe masculina de basquetebol do Dante é formada apenas por alunos do Ensino Médio.

Para o técnico Eduardo de Angelis, o resultado é consequência do trabalho feito nos treinos e em quadra. “A vontade é sempre grande de jogar e defender a camisa do Colégio, e o time demonstrou compatibilidade com a nossa cultura: defesa forte e rápida transição. Mais importante do que o troféu é aquilo que nós realmente cobramos: a dedicação, o empenho e a atitude dos garotos”, frisa o técnico.

Além disso, o professor Eduardo destaca que o trabalho coletivo, aliado às características individuais de seus jogadores, foi fundamental para essa conquista. “Entender o que é o trabalho em equipe, saber o que é liderar, saber o que é ser liderado, não ter medo de arriscar e errar, ter autoconfiança, respeitar os limites dos outros e respeitar o seu próprio limite são os valores transferidos para o dia a dia. Gosto de falar que o esporte pode mudar vidas”, relata o professor.

“O nível técnico do time é bem elevado e o interessante é que fomos melhorando a cada jogo que passava. Todos os jogadores do time entraram e acabaram contribuindo para a vitória. Além disso, somos uma equipe de muita garra e, apesar de sermos todos altos, somos velozes, o que é bom para impormos nosso estilo de jogo ao adversário”, conta o armador Arthur Ximenes Alexandre, da 2ª série C.

Amizade e união fazem a força

Para o pivô Guilherme dos Santos Fernandes, da 3ª série E, a amizade e a união do time foram determinantes para a conquista. “O título foi gratificante. Treinamos duas vezes por semana até tarde, e é bom ver nosso esforço sendo recompensado. A amizade e a união foram essenciais para o triunfo: nós nos ajudamos ao mesmo tempo que nos cobramos, sempre visando ao bem da equipe”, afirma Guilherme.

O próximo desafio a ser enfrentado por nossos campeões é a Copa Diggio de Basquetebol, uma competição mais longa e com mais equipes. “Nossa equipe é bem competitiva e está ainda mais forte depois dessa conquista. Vamos entrar para ganhar todas as competições que disputarmos e eu, particularmente, quero vencer a Copa Diggio”, completa o pivô.

Os campeões

Arthur Ximenes Alexandre (2ª C); Bruno Durante Teixeira (2ª E); Eduardo de Menezes Rocha Rosa (2ª C); Gabriel Mentone Franco (2ª C); Guilherme dos Santos Fernandes (3ª E); Gustavo Ghilardi Leão (1ª H); João Pedro Andraus de Haro (3ª E); João Pedro Fernandez Werdo (3ª D); Luca Maranzana Chiofalo (2ª D); Lucca Ruocco Antunes (3ª A); Pedro Almeida Sacco (3ª D); Pietro Gabriel Labate Bruno (3ª D); Raphael Landskron Pace Fleury de Campos (3ª B); Rômulo Cesar Peviani Filho (3ª F); Victor Lazzaro Saliba (3ª F).