Dante Tablet é apresentado aos alunos do 9º ano

Publicado em 2 de dezembro de 2012 às 15:23

Prestes a ingressar no Ensino Médio, os alunos do 9º ano do Colégio Dante Alighieri foram apresentados na quinta-feira, 29 de novembro, a uma das novidades da próxima etapa acadêmica: o uso do tablet nas atividades escolares, dentro do programa Dante Tablet.

A coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional e do respectivo programa, professora Valdenice Minatel, comandou a apresentação no auditório Miro Noschese. Ela explicou o funcionamento do Dante Tablet e, em seguida, chamou ao palco dois alunos da 1ª série do Ensino Médio, Rafael Santalucia El Takach e Erika Lima Fernandes da Silva, que discursaram como representantes do comitê gestor da iniciativa em 2012.

“No Ensino Médio, as coisas mudam completamente. E, de qualquer jeito, você tem que amadurecer. Inclusive para trabalhar com o tablet”, disse Érica. Também foi exibido um vídeo com depoimentos de outros alunos a respeito de suas experiências com o tablet, além de falas de professores explicando como geralmente trabalham os conteúdos pedagógicos na ferramenta.

A professora Valdenice também convidou outros alunos para integrar o comitê gestor do Dante Tablet em 2013. A coordenadora destacou que três estudantes – Caio Avancini, Enrico Rossini e Max Xavier – já aceitaram participar do órgão, mas que ainda são necessárias mais pessoas para completar sua formação.

Por fim, a professora Valdenice lembrou que, mesmo com o uso do tablet, os alunos precisam comprar os livros – exigência das editoras para cederem o dispositivo digital.

“O evento foi um momento importante, no qual os alunos do 9º ano foram oficialmente apresentados ao projeto. A receptividade foi bastante positiva e isso reflete o empenho que o Colégio tem mostrado para fazer desse programa algo que propicie uma possibilidade de aprender e ensinar de uma forma bastante contemporânea”, explicou a professora Valdenice Minatel.

O uso de tablets para as atividades escolares foi testado no Colégio pela primeira vez em 2011, quando uma turma da 1ª série do Ensino Médio utilizou o dispositivo experimentalmente.

Com o êxito da iniciativa, em 2012, todas as salas da 1ª série do Ensino Médio passaram a utilizar o tablet. Já em 2013, o dispositivo será usado por todas as turmas da 1ª e da 2ª série.