Teatro é arte: alunos do 5º ano vão ao Espaço Pia Fraus

Publicado em 18 de outubro de 2022 às 13:28

O Colégio Dante promoveu, nos dias 3, 4 e 5 de outubro, para os alunos do 5º ano, uma saída educacional para o Espaço Pia Fraus no horário regular da aula. O objetivo da visita foi complementar e dar continuidade aos estudos sobre teatro grego e clássico iniciados no ateliê de artes.

Na excursão, as crianças participaram de uma oficina artística com a supervisão de atores do grupo de teatro do espaço e realizaram um trabalho de montagem de objetos e bonecos. Por fim, os alunos assistiram à peça de teatro “Bichos do Brasil”.

Dantiana na oficina do Espaço Pia Fraus
Espetáculo “Bichos do Brasil”

“As crianças estão aprendendo sobre o surgimento do teatro na Grécia Antiga, a evolução do teatro, os diferentes tipos de peças teatrais, as vestimentas e as máscaras, então aproveitamos a saída para fazer a relação com o teatro de bonecos, especialidade do Espaço Pia Fraus. Lá eles conheceram os bastidores de um espetáculo: o cenário de várias peças teatrais, os bonecos infláveis, de cerâmica e de madeira, todos manufaturados, que são utilizados pelos atores, e outros artefatos e objetos que constituem uma peça”, explica a coordenadora do Departamento de Artes, professora Maria Beatriz Perotti.

Teatro transforma

O espetáculo “Bichos do Brasil” retrata a riqueza da fauna brasileira. A partir dos bonecos, do cenário, da música e da coreografia, a peça busca gerar uma sensibilização ambiental no espectador, que pode, de alguma forma, repensar nas suas atitudes e práticas, para que não ocorra a extinção dos animais da Amazônia.

“A peça despertou uma consciência ambiental em mim. Percebi que nós, humanos, não estamos separados da natureza e que nossas ações causam impacto no ambiente. Um outro aspecto interessante é que eles usam materiais recicláveis e orgânicos, como bucha vegetal, esteiras de palha e cabaça, para fazer os bonecos das peças”, conta a dantiana Carolina Amaral, do 5º H.

Estudo por imersão

Segundo a professora Beatriz Perotti, a ideia principal da visita é proporcionar aos alunos a oportunidade de vivenciar na prática o conteúdo assimilado em sala de aula. “O mais importante é que a criança tenha uma experiência prática: se o conteúdo for sobre o Van Gogh, é interessante que o aluno veja pessoalmente uma obra do pintor. Por isso a ideia do Espaço Pia Fraus é pertinente, assistir a uma peça e conhecer seus bastidores é uma forma de estudo por imersão”, afirma a professora.

“A saída foi divertida e envolvente. Por exemplo, na oficina eu montei um carro de Fórmula 1 a partir dos materiais de papelão disponíveis. Nós ainda conversamos com os atores, e lá havia um acervo que exibe os bonecos já usados nos espetáculos, o que deu mais vontade de assistir a peças de teatro, principalmente do Espaço Pia Fraus”, revela o dantiano Daniel Macedo Fonseca, do 5º H.