Categorias: Ensino Fundamental 1, Notícias
A poesia é uma forma de expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos. Estimular a autonomia de leitura e o interesse por esse gênero textual foi a proposta de um sarau literário realizado para as turmas de 1º e 4º ano do Ensino Fundamental entre os dias 21 de setembro e 6 de outubro.
A atividade foi um desdobramento da leitura pelos alunos do 4º ano do livro “A caligrafia de Dona Sofia”, do escritor André Neves. Depois de construírem maquetes que representavam o cômodo de uma casa cujas paredes foram ilustradas com versos, seguindo o exemplo da personagem principal da obra, os estudantes se dividiram em grupos e produziram seus próprios poemas para apresentar aos colegas do 1º ano na Biblioteca Infantil do Dante.
“O objetivo pedagógico do sarau foi proporcionar aos alunos a leitura de poemas em voz alta para que sejam ressaltados o ritmo, a expressão dos sentimentos e um contato com sua produção. A ideia principal foi estimular o gosto pela leitura poética percebendo versos, rimas e estrofes”, explica a professora Marli de Azevedo, do 4º ano.
Ao longo da atividade, os estudantes do 1º ano ouviram atentamente os colegas mais velhos recitarem seus poemas e os aplaudiram após cada apresentação, podendo identificar os elementos básicos da poesia.
“Com a oralidade, queríamos despertar nos alunos do 1º ano o gosto pela leitura de poemas. Eles estavam atentos, ouvindo a apresentação das poesias elaboradas pelos estudantes do 4º ano. Com a interação entre os dois grupos, acredito que despertamos o interesse dos ouvintes, e foi uma maneira de inspirar os mais novos a recitar poesias”, enfatiza a docente.
O sarau permitiu aos jovens dantianos conhecer mais profundamente as riquezas da língua portuguesa, além de desenvolver habilidades como o trabalho em grupo e a criatividade. “Em cada grupo, percebi a discussão sobre a escolha do tema, e houve troca de ideias e experiências. Aos poucos, vi os alunos desenvolverem maior autonomia na leitura. Gostei das poesias elaboradas e do envolvimento dos estudantes nas apresentações. Cada grupo dedicou-se para que a conclusão do trabalho fosse um sucesso”, conclui a professora Marli.