Promotora do MP-SP ministra palestra a pais e mães dantianos sobre saúde e riscos na adolescência

Publicado em 31 de maio de 2022 às 9:34
Categorias:

Com o arrefecimento da pandemia, uma preocupação antiga voltou a ocupar os pensamentos de pais e responsáveis: as festas irregulares para adolescentes. No intuito de chamar a atenção para um assunto tão importante, o Dante recebeu no dia 24 de maio a promotora de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) Luciana Bergamo, que ministrou uma palestra no auditório Miro Noschese.

Em cerca de uma hora de exposição, Luciana discorreu acerca dos perigos e ameaças que ambientes ilegais, como casas noturnas que comercializam bebidas alcoólicas a menores de idade, representam para crianças e adolescentes. Além disso, ela respondeu a dúvidas de pais e mães sobre como proceder em determinadas situações de risco.

Saúde e riscos na adolescência
Promotora Luciana Bergamo ministra palestra no auditório Miro Noschese

“Queríamos trazer subsídios aos pais sobre como eles podem se posicionar com relação ao que está acontecendo agora no mundo. A doutora Luciana foi chamada para contribuir com uma visão ampliada não só da escola mas também dos ambientes que os adolescentes começam a voltar a frequentar”, afirma a professora Sandra Tonidandel, diretora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio.

Desde 2010 na Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude da capital, Luciana ressalta a importância de uma atuação em conjunto entre poder público, escola e familiares no combate à violência e na proteção aos jovens. “Quando todos esses atores se unem, conseguimos resultados muito mais efetivos no que diz respeito a velar pelos direitos de crianças e adolescentes.”

A promotora também enaltece a iniciativa do Dante de promover o encontro com os pais e responsáveis. “Na medida em que promove um encontro entre família, representante do poder público e pais, a escola está justamente fazendo o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente, ou seja, atuando de forma articulada com outros órgãos que atendem e que trabalham com os direitos de crianças e adolescentes.”

De acordo com a professora Valdenice Minatel, diretora-geral educacional do Dante, a visita de Luciana Bergamo integra um programa de educação familiar no Colégio, o “Escola da Família”, que visa estabelecer uma aproximação entre as duas partes, estimulando debates concernentes ao bem-estar dos jovens dantianos. “É uma palestra que compõe a ideia de estarmos cada vez mais em contato, ampliando os canais de escuta, para que possamos consolidar essa parceria. Se não for desse jeito, não conseguimos oferecer uma educação de excelência e, ao final, entregar no Ensino Médio pessoas prontas para enfrentar o mundo na sua complexidade”, explica a diretora.