Projetos de alunos do Dante são premiados na Genius Olympiad

Publicado em 24 de junho de 2015 às 10:30

Quatro projetos de sete alunos do programa Cientista Aprendiz do Colégio Dante Alighieri foram premiados na edição deste ano da Genius Olympiad, competição internacional direcionada a estudantes do Ensino Médio. A edição de 2015, realizada nos dias 14 e 19 de junho, na State University of New York, em Oswego (NY), reuniu representantes de 65 países, que apresentaram 1127 trabalhos cujo tema girou em torno do meio ambiente.

Os projetos dos dantianos foram apresentados na categoria Science, na qual 625 trabalhos foram aprovados para a etapa final. Acompanhados das coordenadora-geral pedagógica do Dante, professora Sandra Tonidandel, os alunos Gabriela Yumi Takase e André Camargo Perello conquistaram a medalha de prata na categoria “Genius Science”. As duplas Adriano Augusto Antongiovanni e Tamires Arida Brocanello e Carolina Saraiva Rector e Marina Adde Anuardo obtiveram, por sua vez, a terceira colocação também nesse grupo de trabalho. Por fim, a aluna Clara Andrade Padro Teixeira recebeu uma menção honrosa dentro da mesma categoria. Confira abaixo a lista completa de trabalhos.

Medalha de prata na categoria “Genius Science”
Trabalho: Coco, o sonho da Ilhoa: uso do ACP-120 na refrigeração do sêmen para a preservação da Bothrops insularis
Cientistas Aprendizes: Gabriela Yumi Takase e André Camargo Perello
Orientadora: Fernando de Campos Domenico e Paula Reis Galvão Rosa
Coorientador: Sandra Maria Rudella Tonidandel

Medalha de bronze na categoria “Genius Science”
Trabalho: A relação entre o Déficit de Atenção sem Hiperatividade e a Alta Habilidade
Cientistas Aprendizes: Adriano Augusto Antongiovanni e Tamires Arida Brocanello
Orientadores: Fernando de Campos Domenico e Paula Reis Galvão Rosa
Coorientador: Sandra Maria Rudella Tonidandel

Medalha de bronze na categoria “Genius Science”
Trabalho: Aclimatação e introdução de orquídeas da espécie Catasetum fimbriatum produzidas pelo processo de clonagem de estiolamento.
Cientistas Aprendizes: Carolina Saraiva Rector e Marina Adde Anuardo
Orientadores: Nilce de Angelo e Fernando Campos de Domenico
Coorientador: Sandra Maria Rudella Tonidandel

Menção Honrosa na categoria “Genius Science”
Trabalho: Uso da bactéria Bradyrhizobium japonicum na redução das emissões de óxido nitroso.
Cientista Aprendiz: Clara Andrade Prado Teixeira
Orientadora: Sandra Maria Rudella Tonidandel