Projeto de ex-aluno do Dante é aprovado em programa de bolsas do CNPq

Publicado em 13 de outubro de 2022 às 17:19
Categorias:

O estudante Fernando Maldaun Cabral, que concluiu o Ensino Médio no Dante em 2020, conquistou uma bolsa de estudos pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os objetivos do programa está o de proporcionar ao bolsista a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade.

A concessão do benefício se deu graças a seu projeto desenvolvido no Cientista Aprendiz, o “Estudo para implementação de minigeradores eólicos em linhas e estações de metrô em São Paulo”. O trabalho começou a ser elaborado em 2016, ano em que Fernando ingressou no programa de pré-iniciação científica do Dante, e continua sendo aprimorado na Escola Politécnica da USP, onde ele estuda engenharia elétrica.

“Poder dar continuidade ao projeto ao qual me dediquei por tanto tempo é muito bom – é um sentimento positivo e recompensador. Assim como o Dante, onde tive um apoio muito sólido e interessante, a Politécnica também tem me ajudado com bastante informação e aprendizado, o que é muito gratificante”, celebra o ex-aluno do Colégio.

Ex-aluno Fernando Maldaun Cabral
Estande do projeto aprovado no CNPq

Desenvolvimento e objetivo

O projeto propõe o estudo preliminar da viabilidade técnica da instalação de miniturbinas eólicas em algumas linhas e estações do metrô de São Paulo. A ideia é aproveitar o deslocamento do ar gerado pela passagem dos trens para movimentar as turbinas e gerar energia elétrica de forma limpa e renovável. O primeiro protótipo já foi montado, tendo na composição alumínio e fibra de carbono, materiais mais duráveis do que os testados inicialmente, como a madeira.

Ao longo dos cinco anos em que participou do Cientista Aprendiz, Fernando trabalhou em pesquisas e na prototipagem da turbina, coletando dados e avaliando os materiais mais adequados para sua composição. A etapa de testes, contudo, precisou ser adiada em decorrência da pandemia, o que obrigou o estudante a se dedicar a simulações no computador.

Fernando e o professor Gilberto Jacob, seu então orientador no Cientista Aprendiz

Em 2022, durante uma visita ao Dante, Fernando foi convencido por professores a retomar o projeto na USP, onde o estudo passa por um novo processo de embasamento teórico antes de ser testado na prática. “Os próximos passos são realizar os testes no túnel de vento, para termos dados mais formais e conseguirmos instalar a turbina.”

Dando continuidade à sua pesquisa científica, agora em uma instituição de ensino superior, Fernando faz questão de ressaltar a importância que o Cientista Aprendiz teve em sua vida acadêmica. “Foi esse projeto que me fez decidir estudar engenharia. Aprendi muita coisa no Cientista, e toda essa experiência prática me fez optar por engenharia. Eu falo com convicção: o Cientista mudou minha vida, foi um dos maiores aprendizados que já tive e sou muito grato por essa oportunidade”, conclui.