Projeto leva medalha de prata em evento nos EUA

Publicado em 25 de maio de 2013 às 15:30

O aluno da 1ª série do Ensino Médio Vitor Martes Sternlicht e a coordenadora do Departamento de Tecnologia Educacional, professora Valdenice Minatel, representaram o Colégio Dante Alighieri no I-SWEEEP (International Sustainable World Energy Engineering Environment Project Olympiad), evento realizado entre 9 e 12 de maio em Houston, Texas, nos Estados Unidos. Eles voltaram com a medalha de prata.

Ao todo, os representantes brasileiros conquistaram cinco medalhas no evento, que contou com a participação de alunos de aproximadamente 70 países. Além da prata do Dante na categoria Engenharia com o projeto “Navegação em ambientes desconhecidos por robô móvel autônomo baseado em plataforma Arduino com linguagem C”, quatro projetos da categoria Meio Ambiente foram agraciados com a medalha de bronze. E Vitor também tem participação na conquista de uma dessas medalhas de bronze, pelo suporte que deu às participantes Crysna Mara Arruda Mendes e Raissa de Lima, de Quixeramobim, no Ceará.

“Nós terminamos a montagem de nosso estande muito rapidamente, devido ao nosso costume de antecipar a logística necessária para deixar o nosso espaço pronto o quanto antes. Com isso, passamos a ajudar Crysna e Raissa na organização do estande delas, aproveitando o fato de elas terem ficado à nossa frente. No mais, o Vitor deu a elas uma ajuda crucial no decorrer do evento”, observou a professora Valdenice.

Vitor explicou que, na ausência do tradutor da dupla, ele colaborou na conversa com os avaliadores delas. “Elas não sabiam falar inglês, então dependeram do tradutor, que ficou perto delas apenas durante as duas primeiras apresentações. Ele sumiu em seguida. Assumi, então, o papel de tradutor em seis apresentações delas aos jurados. Esse número até me assustou um pouco, porque só apresentei o projeto do Dante quatro vezes, mas fiquei contente ao ver que ambos os projetos foram premiados”, sublinhou. Pelo suporte dado, Crysna e Raissa disseram, em sinal de gratidão, que metade da medalha pertence a Vitor.

Para o presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina, a postura de Vitor condiz com a visão de mundo da comunidade envolvida com a instituição. “A sua atitude mostra que você tem amor por fazer o bem, e este altruísmo faz parte do que encontramos aqui no Dante. Desejo que todos aqui convivam com o mesmo sentimento, fundamental para um mundo mais humano”, afirmou dr. Messina.

A professora Valdenice parabenizou o trabalho conjunto que culminou nesta nova conquista. “Este evento é grandioso, e a medalha faz transparecer o trabalho que o Dante vem fazendo na área educacional e a valorização que dá a projetos dessa área, que dependem de grande planejamento. É um reconhecimento de toda a equipe que vem participando disso, levando em conta que o Vitor buscou a ajuda de várias pessoas para chegar aos moldes atuais do projeto”, explicou a professora.

Vitor destacou, ainda, a importância de ter convivido com estudantes de todas as partes do mundo. “É importante ter o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido, também levando em conta o lado curricular do assunto, que já conta muito. Mas as experiências únicas de ir ao evento apresentar o projeto em inglês e conhecer gente de fora também devem ser levadas em conta. Às vezes, ao entrar no elevador, eu via as pessoas conversando em cinco línguas diferentes. Esta convivência com culturas diversas representa um grande apoio à nossa preparação para o futuro”, afirmou.