SIPAT em 2012 atrai participação dos funcionários

Publicado em 15 de dezembro de 2012 às 15:16

O Colégio Dante Alighieri realizou, entre 3 e 7 de dezembro, mais uma edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT). Na programação, os colaboradores do Dante puderam participar de diversos eventos de cunho educacional com temas variados, como alimentação saudável e segurança na internet.

Na abertura do evento, o presidente do Colégio, dr. José de Oliveira Messina falou da relevância da SIPAT. “Acima de tudo, essa é uma semana de cultura. Não é só discutir o lado institucional, e sim falar de desenvolvimento cultural e fazer reflexões relacionadas ao ser humano. Só assim podemos progredir e entender como levar uma vida balanceada, pois a saúde é um patrimônio”, explicou. Na ocasião, o presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Roberto Moreira, e a vice-presidente, Marilde Mocknacz, destacaram a programação da semana e convidaram todos a participar do evento. Ainda no primeiro dia, a professora da Educação Infantil Rosalba Costa, a Babi, deu uma aula de Yoga no ginásio. O Yoga, originário da Índia há mais de 3 mil anos, é um conjunto de práticas físicas e mentais que envolvem meditação.

Na manhã do dia 4, no auditório Guglielmo Falzoni, o gerente de TI do Colégio, Eduardo Lucas Pinto, deu uma palestra introdutória sobre questões de segurança na internet. Na ocasião, ele abordou os princípios básicos da informática destacando a relevância de se tomar cuidado a cada passo dado na internet, como ter cautela com compras virtuais, não entrar em websites desprotegidos nem adquirir produtos piratas, prática que, além de ilegal, pode trazer problemas aos computadores.

À tarde, os professores Adriano Jantalia e Giuliana Guidoti realizaram, no ginásio, uma sessão de ginástica laboral, expondo cuidados relevantes que os funcionários devem ter para preservar a saúde em horário de serviço. Do dia 4 ao dia 6, a sala 8 do edifício Ruy Barbosa ficou aberta a todos os interessados em realizar um teste de bioimpedância, método eficaz para análise da quantidade de gordura no corpo dos pacientes.

No dia 5, a nutricionista dra. Ana Paula F. Bernardes, responsável pela educação nutricional de crianças no Colégio, realizou uma palestra com o tema “Dietas da moda e saúde”, destacando, entre outros fatores, a importância de nutrir certo ceticismo com os tipos de dieta que ficam famosos pela aparente eficácia no emagrecimento. À tarde, os funcionários participaram de uma aula de circuito com a professora Laila Rossetti e o professor João Rafael Ranieri, ocasião em que realizaram, sequencialmente, diversas atividades, como arremesso de bolas ao cesto, corrida e step (exercício aeróbico).

Abrindo a programação do dia 6, o professor Domingos Lucio Cancela proferiu uma aula destinada a demonstrar a relevância da comunicação no trabalho e da atuação em equipe visando ao crescimento coletivo. À tarde, a dra. Natércia Barbin realizou uma palestra para falar da prevenção à pressão alta (hipertensão arterial), doença crônica que afeta grande parte da população brasileira, incluindo crianças e adolescentes.

No último dia da SIPAT, funcionários do Colégio participaram de uma gincana com questões relacionadas ao trabalho seguro e aos cuidados necessários em caso de acidentes. Os participantes formaram quatro trios, e os demais funcionários no auditório Miro Noschese colaboraram como juízes para corrigir as respostas. À tarde, o museólogo do Colégio, Emerson Boaventura, proferiu uma palestra para expor o panorama atual da intervenção do ser humano no meio ambiente.

Ao término da semana, dr. Messina destacou, na cerimônia de encerramento da SIPAT, ocorrida no auditório Miro Noschese, a considerável participação dos funcionários em todas as atividades realizadas. “Agradeço a todos que estão defendendo essa grande causa, que é o cuidado e o respeito entre os colaboradores do Colégio”, acrescentou dr. Messina.