Professor do Colégio obtém título de mestre em Ensino de Ciências

Publicado em 30 de abril de 2011 às 15:29

O professor de Biologia do Colégio Dante Alighieri Marcelo Jorge de Moraes obteve o título de mestre em Ensino de Ciências após apresentar sua dissertação de mestrado à banca examinadora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo no dia 14 de abril.  A obra, intitulada “Aplicação de recursos de Ambiente Virtual de Aprendizagem em curso de Biologia do Ensino Médio”, apresenta um estudo a respeito dos benefícios dos recursos tecnológicos atuais para o aprendizado do aluno.

No trabalho, o professor avaliou a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) em um curso de Biologia com alunos da terceira série do Ensino Médio. O estudo foi desenvolvido com três turmas ao longo dos anos de 2008, 2009 e 2010, em uma escola particular de São Paulo, e teve por objetivo testar a hipótese de que os estudantes avaliados buscavam no AVA principalmente um repositório de materiais.

“Escolhi esse tema em virtude de minha experiência profissional. Durante toda ela, perguntas foram surgindo em relação à potencialidade desse AVA, assim como em relação à visão que os alunos têm do programa. Essas perguntas direcionaram minha pesquisa, pois creio que um melhor conhecimento a respeito dessa utilização possa optimizar os resultados obtidos”, comentou o professor. “A experiência de pesquisa para o trabalho foi bastante rica e ao mesmo tempo bastante trabalhosa. Mas os resultados compensaram, pois a avaliação da banca de examinadores foi muito favorável”, completou.