Padre Juarez realiza palestra com o tema Confissão a alunos da Crisma

Publicado em 28 de setembro de 2012 às 13:03

Os alunos da Crisma participaram, no dia 27 de setembro, de uma divertida palestra com o tema “Confissão”. Padre Juarez, que também é cantor e escritor, proferiu a aula ressaltando a importância de aproximar dos jovens católicos os assuntos da Igreja, sem que se lance mão, porém, de nenhuma intimação. “Quando a Igreja e os padres falam em pecado e penitência, vocês pensam em algo tenso e pesado, mas não é nada disso. A confissão é, na verdade, uma reconciliação”, disse.

Para definir pecado, ele explicou a etimologia do termo. “Pecado é uma palavra muito interessante, utilizada, a princípio, por arqueiros da Idade Média. Pecado, para eles, era o ato de errar um alvo. E o que faz o arqueiro acertar? Treino e capricho. Quando erra, ele tenta novamente”, afirmou.

Padre Juarez também diferenciou os dois tipos de pecado, grave e venial. “O pecado grave precisa de três elementos: ter uma matéria [prática] grave, consciência do que fez e liberdade para escolher essa prática. O venial ocorre em situações inversas: sem consciência, inadvertida e sem liberdade.”

Ao falar dos elementos necessários para a reconciliação, ele estimulou os presentes a refletir sobre suas práticas. “São cinco pontos para confessar: exame de consciência, arrependimento, propósito de não pecar mais, confissão e absolvição. O pecado cria desordem em nossa vida, e a penitência é uma satisfação com a sociedade, por mais que não seja o retorno direto sobre algo que você fez. Por isso, o certo é confessar sempre que cometerem um pecado grave”, afirmou.

Essa foi a última palestra a que os alunos da Crisma assistiram em 2012. Na semana de 1º a 5 de outubro, eles se encontrarão três vezes, sendo que, na última delas, participarão de uma missa no ginásio para o sacramento da Crisma. O evento será realizado na sexta-feira, dia 5, às 20h15.