Ópera italiana “O Elixir do Amor” encanta alunos do Ensino Fundamental no Dante

Publicado em 30 de maio de 2022 às 12:02

O dia 13 de maio de 2022 ficará na memória de muitos dantianos e dantianas. Nessa data, alunos do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental lotaram o auditório Miro Noschese para assistir ao espetáculo L’elisir d’amore (O Elixir do Amor), ópera composta por Gaetano Donizetti em 1832 e adaptada pela Cia. Ópera São Paulo. A iniciativa foi resultado de uma parceria entre o Dante e o Consulado-Geral da Itália em São Paulo.

A ideia da atividade foi não só promover a língua e a cultura italianas mas também desenvolver as multilinguagens artísticas (visual, musical, literal, vocal e teatral). Além disso, buscou-se estimular as crianças na descoberta de um gênero artístico normalmente idealizado para um público adulto.

“A ópera foi cantada em italiano e traduzida simultaneamente ao português, o que é muito importante do ponto de vista linguístico e cultural. Donizetti foi um grande músico italiano, autor de várias obras. O gênero operístico é muito importante na Itália e é um pedacinho daquilo que é a cultura italiana, que é tão grande”, afirma a professora Angela Angoretto, coordenadora do ECCE/Liceo.

Como forma de preparação, as professoras de música ensinaram às turmas do 4º e 5º ano alguns elementos do gênero – recitativo, ária, atos e cenas –, além de lhes mostrar trechos de óperas famosas. “Foi uma experiência muito rica apresentar a linguagem operística às crianças – muitas nunca foram à ópera. É o primeiro contato delas com uma linguagem tão importante e significativa tanto para a cultura italiana como para a cultura mundial”, avalia a professora Gabriela Abdalla, coordenadora do Departamento de Música.

Ópera italiana Elixir do Amor
Dantianos aplaudiram em pé a peça encenada pela Cia. Ópera São Paulo

Ópera encanta dantianos

Ao final da peça, a reação da plateia não deixou dúvidas: aplaudida massivamente, a apresentação foi um sucesso. “Eu adorei a história. Teve muito suspense e ação. Nunca tinha visto uma ópera de perto e planejo assistir mais vezes”, conta a aluna Beatriz Fazzolari, do 4º ano.

O espetáculo também foi apreciado pelos alunos mais velhos, caso de Antonela Maria da Silveira e Lara Tomezzoli, do 7º ano bicurricular (ECCE Due). “Gosto bastante quando o Colégio promove esse tipo de iniciativa, porque a ópera é um gênero bem diferenciado e nos traz um jeito novo de ver a arte”, diz Antonela. Sua colega, além de concordar, mostra-se satisfeita por ter compreendido a peça cantada em italiano: “Consegui entender praticamente tudo. Achei bem legal o Dante ter trazido essa nova experiência para nós. Agora, eu planejo assistir a mais óperas”.

O Elixir do Amor

A história se passa em uma aldeia basca no final do século XVIII, onde Nemorino, um pobre camponês, apaixona-se por Adina, fazendeira rica que se interessa pelo sargento Belcore, que está de passagem pela região. Nemorino, então, se depara com o médico charlatão Dulcamara, que lhe oferece um elixir para solucionar sua desilusão amorosa.

A peça estreou em Milão no dia 12 de maio de 1832 no Teatro dela Conobbiana, restaurado e reaberto recentemente. Sua reprodução no Dante se dá no contexto da celebração da irmandade (gemellaggio) entre as cidades de São Paulo e Milão, que completou 60 anos em 2021.

“Receber a ópera foi muito importante. No começo da peça, mostramos um vídeo em que o prefeito de Milão (Giuseppe Sala) falou sobre a irmandade com São Paulo e disse que na Itália foram feitas várias atividades para celebrar a parceria cultural”, conclui a professora Angela Angoretto.

Ópera Elixir do Amor
A ópera “O Elixir do Amor” foi composta por Gaetano Donizetti em 1832