Novo percurso em literatura promove maior autonomia à 2ª série

Publicado em 12 de abril de 2023 às 13:37

Promover o letramento literário e o protagonismo dos alunos na construção de seu próprio conhecimento. Essas são as propostas do Departamento de Língua Portuguesa para o curso de literatura da 2ª série do Ensino Médio em 2023.

Para isso, algumas mudanças foram implementadas dentro do componente curricular, tais como a interrupção da prova do livro e a aplicação de um método que proporciona ao aluno maior autonomia durante o processo de ensino e aprendizagem.

Literatura da 2ª série do Ensino Médio

A dinâmica ocorrerá da seguinte maneira: as turmas da 2ª série seguem com duas aulas semanais de literatura. Em uma delas, feita em sala de aula, os alunos abordarão a historiografia literária prevista para o ano, ou seja, aprenderão sobre obras e autores do século 19, principalmente os de Brasil e Portugal.

Já a segunda aula da semana passa a acontecer na biblioteca, diferentemente do que ocorria até então. Lá, os jovens dantianos têm liberdade sincrônica de pesquisa, isto é, podem estudar obras de diferentes autores e períodos e estabelecer relações entre elas.

“O espaço da biblioteca se tornou uma extensão da sala de aula – é o laboratório de literatura –, em que o aluno vai se tornar um pesquisador e produtor de seu próprio conhecimento”, afirma a professora Natascha Gomes Paiva, coordenadora de língua portuguesa.

Pesquisa sobre obras literárias - Atividade de literatura - 2ª série do Ensino Médio

Relação com projeto interdisciplinar

Em paralelo, a leitura da lista de livros obrigatórios da Fuvest continua normalmente. Inclusive, no primeiro ciclo, os alunos analisaram, em sala de aula, a obra “Romanceiro da Inconfidência”, da poeta modernista Cecília Meireles.

A partir desse estudo, eles pesquisaram, na biblioteca, poesias de autores árcades ou modernistas vinculadas à ideia de patrimônio imaterial, foco do projeto interdisciplinar da 2ª série e da viagem pedagógica para as cidades históricas de Minas Gerais

“Dentro do letramento literário, estamos cumprindo duas funções importantíssimas para a formação do aluno: a preparação para o vestibular e a preparação para que ele tenha mais autonomia em suas escolhas literárias, de forma que invista no repertório literário e na leitura de fato, tendo acesso a um maior vocabulário e a uma visão de diversos autores de diferentes períodos”, explica a professora Natascha.

Atividade de literatura - 2ª série do Ensino Médio

Produção autoral de conhecimento

A primeira etapa dessa nova abordagem foi concluída com um sarau no Telhado Verde, local escolhido por remeter à natureza, elemento marcante do arcadismo e que se relaciona com o conceito de patrimônio imaterial. Na ocasião, os alunos declamaram as poesias estudadas e justificaram suas escolhas, ouvindo apontamentos e tirando dúvidas com os professores.

O produto deste novo percurso dentro do componente de literatura será um artigo crítico produzido pelos alunos, que poderão expor sua capacidade analítica sobre as obras literárias estudadas ao longo do semestre. De acordo com a professora Natascha, a ideia é que, por meio de uma aprendizagem mais ativa e autônoma, o estudante alcance um conhecimento de caráter perene.

“Desvinculamos a prova do livro, para a qual muitas vezes o aluno decorava conteúdos e cujo conhecimento se perdia, para implementar um curso do qual o estudante é parte ativa o tempo todo. Trata-se de um conhecimento que vai perdurar e ficar para o aluno de uma maneira muito mais densa e profunda”, conclui a coordenadora de língua portuguesa.