Patrimônios do Brasil: Dante promove viagem a cidades históricas de MG

Publicado em 23 de março de 2023 às 10:45
Alunos da 2ª série do Ensino Médio em viagem às cidades históricas de MG

Um dos mais importantes patrimônios culturais do Brasil, as cidades históricas de Minas Gerais integram o calendário de saídas pedagógicas da 2ª série do Ensino Médio de 2023. Marcada para ser realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio, a viagem está ligada ao projeto interdisciplinar da série, cujo tema é “Patrimônios: preservação, conservação e acesso em tempos de emergência climática”.

A partir da questão norteadora do projeto – “Em tempos de emergência climática, como preservar, conservar e promover o acesso ao patrimônio cultural e natural de nosso país por meio do empreendedorismo social?” –, os alunos deverão refletir sobre desenvolvimento sustentável, cidadania e preservação. A ideia é propiciar aos estudantes conhecimentos práticos, de modo que possam estabelecer relações com o conteúdo trabalhado em sala de aula.

As cidades históricas foram escolhidas por carregarem grande representatividade em relação ao patrimônio cultural e arquitetônico do período colonial brasileiro. “Temos ali um diálogo intenso com a história, a literatura, a arte e a arquitetura. Essas cidades são, de fato, um museu a céu aberto”, explica a professora Natascha Gomes Paiva, coordenadora de língua portuguesa, disciplina que, junto com arte, lidera o cronograma de atividades planejadas para a viagem.

Alunos em frente à igreja em viagem às cidades históricas de MG

Na programação, destacam-se visitas a: Ouro Preto, Mariana, Paracatu de Baixo, Tiradentes, Igreja Nossa Senhora do Pilar, Casa dos Contos, Igreja de São Francisco de Assis, Museu da Prata, Museu da Inconfidência, Mina da Passagem, Museu de Arte Sacra, Praça Minas Gerais e Mina de Santa Rita.

O roteiro, elaborado com apoio da agência Trilha Educação, propõe ampliar o repertório cultural dos alunos, colocando-os em contato direto com parte da história brasileira, como ficou demonstrado na viagem de 2022. “Conseguimos reunir muitas informações e conteúdos sobre como podemos manter culturas vivas e conservá-las”, relatou André Siomi, da então 2ª série H.

“Além de ter conhecido cidades que participaram do processo de formação do nosso país, tive a experiência única de poder viajar com meus colegas e professores e aprender, de uma forma completamente diferente, coisas que eu já tinha visto em sala de aula”, disse Maria Avallone, que também participou da viagem de 2022.