Nova edição da InCiência traz parceria com a Nasa

Publicado em 10 de dezembro de 2018 às 10:01

O Dante lançou mais uma edição da revista InCiência, publicação que tem como objetivo divulgar projetos de iniciação e pré-iniciação científica. A revista existe desde 2011 e agora, no número VIII, traz uma entrevista especial com Lucas Fonseca, engenheiro espacial que trouxe a Missão Garatéa para o Brasil com a tentativa de colocar uma sonda na órbita da Lua pela primeira vez na história do país. A Garatéa realiza vários projetos fantásticos, e um deles foi feito em parceria com o Colégio Dante dentro da 12ª edição do Programa de Experimentos Espaciais para Estudantes (SSEP), iniciativa do governo dos EUA em conjunto com a Nasa. Foi a primeira vez que uma comunidade fora da América do Norte fez parte do programa, e, graças a essa parceria, três alunos do Dante e mais dois alunos da rede pública criaram um cimento verde sustentável que foi enviado à Estação Espacial Internacional em um foguete da SpaceX, de Elon Musk.

“O formato em que trabalhamos, que permitiu a integração de jovens de escolas públicas e privadas, foi muito importante. A contribuição de estudantes de diferentes realidades ampliou a qualidade e a valorização da cultura de integração das diferenças. Com a chance de lançar a voo um experimento brasileiro, temos um ótimo pano de fundo para inspirar e difundir a ciência entre os jovens”, escreve Valdenice Minatel, diretora de tecnologia e doutora em educação pela PUC-SP, no editorial da revista. “Nosso compromisso é, por meio dessa publicação, estabelecer um diálogo efetivo entre educação básica, conhecimento científico e protagonismo juvenil”, afirma Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica e doutora em ensino de ciências pela USP, também na abertura da nova edição.

A revista também traz matérias sobre outros projetos, abordando temas como meio ambiente e sustentabilidade, caso do projeto que propõe a transformação de conchas em argamassa, ou de uma pesquisa em prol da Caatinga, bioma que só existe no Brasil. Também há projetos na área da saúde para o combate à anemia e à desnutrição infantil; para a luta contra os mosquitos transmissores de dengue, zika, malária, febre amarela e chikungunya; e para a criação de um cimento ósseo feito de resíduos sólidos. Na área de tecnologia, há projetos de inclusão social para deficientes e de uma enfermeira eletrônica. Clique aqui para ler!