Módulo de Química aborda propriedades coligativas

Publicado em 31 de março de 2014 às 12:55

O Departamento de Química do Colégio Dante Alighieri realizou um módulo – dividido em duas partes – sobre propriedades coligativas. Assim, os alunos da 3ª série do Ensino Médio se dirigiram ao laboratório de Química nos dias 13 e 27 de março para participar das atividades comandadas pelas professoras Celeste Tereza Corrêa Abuchacra e Claudia Regina Lacerda.

Após assistirem a uma introdução sobre a importância da temperatura e da pressão na definição dos estados físicos das substâncias e de algumas de suas propriedades, os alunos passaram a fazer experimentos.

Sob a orientação das professoras, os próprios estudantes montaram a aparelhagem para a realização das atividades práticas. Em seguida, os alunos fizeram experiências, compararam resultados e chegaram a determinadas conclusões.

Por exemplo: averiguaram a temperatura de ebulição da água submetendo o líquido a diferentes condições de pressão. Após realizarem algumas comparações, chegaram à conclusão de que a temperatura de ebulição da água depende da pressão.

“Com o módulo, procuramos apresentar aos alunos o conteúdo de forma experimental. A expectativa é a de que, a partir da experiência, os alunos cheguem às conclusões que normalmente estudam na teoria”, explicou a professora Celeste Tereza Corrêa Abuchacra.

Na primeira aula, os alunos estudaram a ebuliometria ou ebulioscopia (aumento da temperatura de ebulição do solvente) e a criometria ou crioscopia (diminuição da temperatura de congelação do solvente). Já no segundo encontro, as professoras abordaram a osmometria ou osmocopia (que estuda a pressão osmótica) e a tonometria ou tonoscopia (diminuição da pressão máxima de vapor do solvente).