Mercato Italia traz consciência alimentar e diversão aos alunos

Publicado em 19 de outubro de 2022 às 16:55
Categorias: , ,

No dia 8 de outubro, os alunos do 3º ano tiveram um sábado diferente e divertido: os dantianos participaram da primeira edição da oficina Mercato Italia, organizada pelo Departamento de Italiano do Colégio. A proposta da atividade foi celebrar a cultura italiana, educar os alunos sobre o consumo de produtos hortifrutigranjeiros, conscientizá-los dos benefícios de uma alimentação saudável e aumentar o vocabulário por meio do aprendizado de novas palavras em italiano.

A oficina foi inspirada no projeto Frutta nelle scuole (Fruta nas escolas), um programa educativo europeu que conta com a colaboração do Ministério da Educação italiano. O projeto é direcionado, na Itália, aos alunos da Scuola Primaria, que no Brasil corresponde à etapa do Ensino Fundamental 1. O objetivo do programa é incentivar as crianças a consumir frutas e legumes e conscientizá-las da importância de uma alimentação saudável e equilibrada.

Um evento, três momentos

Na oficina, as crianças foram levadas a simular a experiência de conhecer um mercato rionale, espécie de mercado de alimentos e produtos de um bairro. A dinâmica da atividade funcionava da seguinte maneira: cada aluno do 3º ano recebia a moeda fictícia EuroDante em quantia suficiente para a compra de três produtos orgânicos, que variavam entre frutas e legumes da feira. Em italiano, os dantianos compravam os alimentos com os vendedores, que, por sua vez, eram alunos do 4º e do 5º ano do ECCE.

Os alunos ainda participaram de mais duas atividades que envolveram o uso da língua italiana, o conhecimento e a indicação de produtos: uma delas foi a tombola (bingo), em que, orientados pela dinâmica do bingo, os alunos tinham que complementar uma cartela, mas, ao contrário do jogo tradicional, além de números, a cartela continha também nomes de cores, frutas e legumes. Assim, a professora sorteava uma figura, colava em um grande banner e os alunos deveriam fazer a associação entre a imagem e o nome, e ir completando a cartela.

A segunda atividade foi o Indovina cos’è? (Adivinha o que é?). Nela, frutas e legumes foram distribuídos dentro de duas caixas, e a missão das crianças era pegar, sentir e tentar adivinhar, em italiano, qual era o alimento escondido nos compartimentos.

Lúdico promove o aprendizado

Ao final da oficina, as crianças puderam descansar na “Ilha do Deserto”, ouvindo músicas italianas referentes ao tema das atividades. Como lembrança, cada aluno recebeu uma sacola personalizada, contendo um suco de laranja, uma maçã e um caderno de receitas italianas saudáveis e passatempos. As receitas do pequeno caderno vinham acompanhadas de um tutorial em QR-Code e poderiam ser preparadas com as frutas e os legumes comprados pelos alunos no Mercato Italia.

“As atividades lúdicas são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, sendo uma das chaves para o aprendizado. O lúdico favorece o desenvolvimento físico, intelectual e social da criança, ou seja, possibilita um desenvolvimento real, completo e prazeroso. Experiências escolares divertidas e práticas como o Mercato Italia são marcantes, e a criança consegue realmente aprender”, explica a professora Eugênia Vezzelli, coordenadora do Departamento de Italiano.

, ,