Mercato Italia estimula conscientização alimentar e amplia vocabulário de alunos

Publicado em 9 de novembro de 2023 às 13:05
Categorias: ,
Alunos vão à feira no Mercato Italia

No dia 21 de outubro, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental participaram de uma atividade divertida e rica em aprendizados: o Mercato Italia, que chegou à sua segunda edição em 2023. Organizada pelo Departamento de Italiano, a oficina visa incentivar as crianças a consumir frutas e legumes, de forma a apoiá-las na adoção de hábitos alimentares saudáveis, divulgando ainda mensagens educativas sobre o desperdício de alimentos e sua prevenção. 

O evento é inspirado no programa Frutta nelle scuole (Frutas nas escolas), implementado pelo Ministério da Agricultura em colaboração com os ministérios da Educação e da Saúde italianos. O projeto, que abrange cerca de um milhão de estudantes das escolas públicas do país europeu, destina-se a crianças entre 6 e 11 anos e tem como objetivo sensibilizá-las sobre os benefícios de uma alimentação saudável.

Mercato Italia estimula conscientização alimentar dos alunos

Dinâmica

No pátio do edifício Michelangelo, os jovens dantianos simularam a experiência de um mercato rionale, espécie de feira de bairro, que na Itália tem origem medieval e apresenta características peculiares. A dinâmica da atividade funcionava da seguinte maneira: cada aluno do 3º ano recebia três cédulas da moeda fictícia EuroDante, podendo assim adquirir produtos orgânicos da feira, que variavam entre frutas e legumes fornecidos pelo restaurante Quitanda, parceiro do Colégio. 

Portanto, as crianças “compravam” os alimentos com os vendedores, que, por sua vez, eram alunos do 4º e do 5º ano do CLeCI (Corso di Lingua e Cultura Italiana). Para isso, todos utilizavam o léxico e as estruturas que aprenderam nas semanas anteriores à oficina, praticando a língua italiana e ampliando o vocabulário.

Atividades complementares

Os alunos do 3º ano ainda participaram de outras três atividades, sendo uma delas o Indovina cos’è? (Adivinha o que é?), gincana em que eles tinham a missão de tatear e pronunciar, em italiano, o nome de frutas escondidas em duas caixas postas na quadra azul. 

Na tombola (bingo), por sua vez, os alunos tinham que completar uma cartela, que, diferente do bingo tradicional, além de números, apresentava nomes de cores, frutas e legumes. Assim, os professores sorteavam uma figura, colavam-na em um grande banner, e as crianças deveriam fazer a associação entre a imagem e o nome, preenchendo suas cartelas. 

Alunos do 3º ano brincam de Indovina cos'è? (Adivinha o que é?) no Mercato Italia

A novidade trazida pela segunda edição do Mercato Italia foi a atividade “Retrato à maneira de Arcimboldo”. Inspirados na produção artística de Giuseppe Arcimboldo, pintor italiano do século XVI, cuja obra foi apresentada nas semanas anteriores à oficina, os alunos criaram seu próprio retrato com frutas e legumes em papel. 

“A brincadeira é a dimensão natural da vida infantil. Quando apresentamos atividades lúdicas dentro do nosso curso, como aquelas propostas no Mercato Italia, estamos criando situações ficcionais em que a dinâmica da vida real é vivenciada em um ambiente ‘protegido’. De fato, os alunos podem ter o prazer do desafio com os outros e consigo mesmo sem o temor de errar. Por consequência, eles podem testar suas próprias habilidades linguísticas em total liberdade e com diversão”, explica a professora Eugenia Vezzelli, coordenadora do Departamento de Italiano. 

Como lembrança da oficina, os alunos levaram para casa uma sacola personalizada com o logotipo do Mercato Italia, que continha um caderno de receitas saudáveis, uma cartela de adesivos, uma fruta e os produtos adquiridos na feira, além da criação artística que fizeram como última atividade do evento. 

Alunos do 3º ano participam da oficina Mercato Italia
,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!