Invictas: meninas do basquete são campeãs de dois torneios com superioridade

Publicado em 13 de novembro de 2023 às 14:14

As jogadoras sub-15 de basquete conquistaram o título da Liga de Esportes da modalidade em sua categoria. Com uma campanha de jogos anual, partindo de abril e terminando em outubro, as atletas conseguiram um grande feito: venceram todos os jogos. Outro time com 100% de aproveitamento foi a equipe sub-12 feminina, que ganhou o X Torneio Dante da categoria.

Liga de Esportes

Com apenas vitórias, as atletas do time sub-15 não deram chances para as adversárias e ganharam uma das principais competições entre colégios. Ocupando grande parte do calendário, a Liga foi disputada entre abril e outubro, incluindo quatro adversários e nove jogos (contando ida e volta). O Dante enfrentou os colégios Bandeirantes, Friburgo, Mater Amabilis e Etapa, adversário da grande final.

Meninas do basquete são campeãs da Liga com o time sub-12.

O jogo da decisão ocorreu em apenas uma partida, dominada do início ao fim pelas dantianas, que impuseram um bom ritmo desde o início. A vitória confortável de 33 a 12 deu-se pela maturidade e experiência do time, como explica o treinador Rafael Souza. “Essa equipe treina comigo há bastante tempo, e elas jogam a categoria sub-15, sub-16 e sub-17 também. São meninas que já são mais maduras, a maturidade é o que eu destaco nelas. Elas sabem quando jogar mais forte, quando acelerar ou segurar o ritmo, sabem quando devem aproveitar um arremesso de perto ou de longe. Isso foi fundamental durante o campeonato e na final. Na decisão só colocamos em prática o que vínhamos treinando e vencemos de uma forma tranquila, nós nem precisamos nos desgastar muito.”

X Torneio Dante

A equipe sub-12 de basquete feminino ganhou mais um torneio que disputou, desta vez dentro do Colégio. O ginásio recebeu uma grande festa, visto que a torcida compareceu e foi embalada pelas meninas do cheerleading do Dante, um fator determinante para desestabilizar as adversárias. As dantianas enfrentaram a Graded School e o Colégio Etapa no campeonato, que aconteceu em formato triangular.

Meninas do basquete são campeãs do Torneio Dante com o time sub-12.

No primeiro jogo, contra a Graded, as meninas brilharam e derrotaram o oponente sem grandes dificuldades. O segundo confronto tinha caráter de final, já que o Etapa também havia vencido a primeira partida, mas nossas jogadoras não sentiram a pressão e saíram com o troféu na mão. “Nós soubemos lidar com a pressão da torcida, e ela ficou ao nosso favor. As outras equipes sentiram bastante, elas acabaram ficando muito nervosas e não conseguiram jogar, elas até comentaram isso conosco e gostaram bastante da atmosfera do Colégio. A união do nosso time é fundamental, elas entendem que as que estão melhores vão jogar mais tempo. Todas têm a consciência de que quando estão no banco de reservas elas poderão entrar e vão ajudar o time. É muito legal a noção de equipe que elas têm”, ressaltou Rafael.