Lição de sustentabilidade: 4º e 5º ano compõem músicas com objetos recicláveis

Publicado em 19 de outubro de 2022 às 18:24

Aprender com música pode ser muito divertido. Foi isso o que as turmas do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental mostraram em atividades relacionadas a seus respectivos projetos interdisciplinares. A ideia foi despertar a conscientização ambiental nos alunos por meio dos conteúdos trabalhados nos diferentes componentes curriculares.

O projeto “Reciclar é cuidar do planeta”, do 4º ano, integrou três disciplinas: música, artes e STEAM-S. Nas aulas de artes, cada grupo de estudantes fez um xilofone usando materiais recicláveis, como papeis e palitos de sorvete. Em seguida, com a orientação da professora de música Shirleyne Diniz, os alunos compuseram pequenas canções sobre a importância de reciclar e cuidar do planeta.

Em STEAM-S, os jovens dantianos programaram a música utilizando a placa Makey Makey conectada a um computador, de modo que os sons pudessem ser reproduzidos assim que o xilofone fosse tocado por objetos condutores – no caso, grafite e alumínio. Já com o instrumento pronto, eles puderam experimentar suas composições (veja um exemplo no vídeo abaixo).

“O objetivo é despertar a consciência socioambiental, e os alunos perceberam que estamos integrados em um mesmo objetivo e que todas as áreas estão falando a mesma linguagem. Além disso, trabalhar em grupos lhes dá a possibilidade de conhecer novos pensamentos e desenvolver habilidades como liderança. Então, temos também um objetivo socioemocional quando organizamos atividades como essa”, explica a professora Shirleyne.

Rap da Sustentabilidade

Garrafas PET, latas, caixas de papel e plástico-bolha. O que é possível produzir a partir de objetos como esses? Para os alunos do 5º ano, a resposta para essa pergunta é música. Incentivados pela ideia de reutilizar materiais que seriam descartados, eles traçaram seu próprio percurso musical ao longo do projeto “Pequenas ações, grandes soluções”.

A primeira etapa da atividade consistiu em permitir aos estudantes experimentar a sonoridade dos diferentes materiais. Assim, cada um deles explorou as possibilidades de som de diferentes maneiras, seja batendo, chacoalhando, arranhando ou amassando os objetos escolhidos.

Após explorarem a sonoridade individualmente, os alunos se organizaram em grupos para criar e improvisar padrões de ritmo. O resultado do trabalho foi o “Rap da Sustentabilidade” (confira no vídeo abaixo), que traduz bem a proposta do projeto.

“A ideia era mostrar que nem tudo precisa ser descartado. Podemos transformar uma lata em um instrumento musical, ou construir algo que pode ser usado muitas vezes ainda, ajudando o meio ambiente”, afirma a professora de música Patricia Cavicchioli.

Veja a letra do Rap da Sustentabilidade:

Venham todos, vamos juntos
O planeta preservar.
Não há tempo, é urgente
Está na hora de mudar!

Os cuidados com a Terra
E também com nosso mar.
As florestas e as matas
Cuide bem do nosso lar.

Menos lixo eu produzo
Também devo reciclar.
Objetos que não uso
Posso reutilizar.

Ouçam todos, vamos juntos
O planeta preservar.
Não importa sua idade
Sempre é tempo de ajudar!