Cientista Aprendiz participa de curso de oralidade

Publicado em 5 de outubro de 2012 às 19:35

Os alunos do programa Cientista Aprendiz participaram, em setembro e outubro, de um curso de técnicas e aprimoramento de oralidade. A atividade consistiu na apresentação de um trabalho científico produzido pelos próprios alunos. A responsável pelas aulas foi a advogada Ana Claudia Rino.

O curso foi oferecido com a finalidade de aprimorar as técnicas de apresentação em público e de participação em grupo, já que, nas diversas feiras de ciências, os alunos do Cientista Aprendiz costumam apresentar seus trabalhos servindo-se de painéis, oferecendo e contrapondo arguições e integrando debates.

De acordo com a coordenadora do Departamento de Ciências da Natureza, profª Sandra Tonidandel, os trabalhos apresentados em eventos não são avaliados somente pela execução do estudo e elaboração do material expositivo. “A ideia é que eles desenvolvam o talento não só na hora da execução do trabalho, mas também no momento de apresentá-lo a professores e ao público em geral. As orientações técnicas servem para que eles deem o melhor de si”, esclareceu a professora, que apontou a possibilidade de, por exemplo, uma gafe em uma apresentação comprometer toda a execução do projeto.

A julgar pelas condecorações recém-recebidas, as aulas já podem ter trazido benefícios concretos aos alunos, visto que, dos cinco projetos que o Dante levou à 27ª Mostratec no final de outubro, quatro foram premiados. Ao todo, professores e alunos do Colégio conquistaram 12 prêmios, entre primeiras colocações nas categorias das quais participaram e credenciamento em eventos nos Estados Unidos, na Turquia e nos Emirados Árabes.