H. School promove palestra sobre empreendedorismo

Publicado em 11 de agosto de 2014 às 15:01

O empresário gaúcho Guilherme Reischl, sócio do grupo Victoria (holding que abriga, entre outras empresas, a Egali Intercâmbio), esteve no Colégio Dante Alighieri em 6 de agosto para ministrar uma palestra sobre empreendedorismo. O público-alvo foi formado por alunos do último ano do Dante High School (matriculados na 2ª série do Ensino Médio), que, como trabalho da disciplina BUSIM (Business Information Management System), terão que planejar e simular a criação de uma empresa inovadora, que atue em um novo mercado.

Após a professora Rossella Beer, coordenadora do Dante High School, apresentar o palestrante, Guilherme começou a narrar sua trajetória. Ainda no Ensino Médio, em Porto Alegre, ele participou dos programas da Junior Achievement, associação educativa sem fins lucrativos cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens.

Em seguida, foi cursar Administração de Empresas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nessa época, trabalhou por quatro anos na empresa Petróleo Ipiranga. Aprovado para um processo de trainee, ele se transferiu para a Ambev, onde ficou até 2008. “Eu não queria seguir uma carreira corporativa. Queria empreender”. Pensando dessa forma, aceitou o convite de um amigo para ser sócio da então iniciante Egali Intercâmbio.

A Egali, que começou pequena em 2007, é hoje uma das principais empresas do ramo de intercâmbios no Brasil (está presente em todos os estados do país), além de possuir lojas em seis países. Atualmente, além da Egali Intercâmbio, o grupo Victoria possui a Egali House (casas para intercambiários morarem em outros países), Egali Hostel (o primeiro será inaugurado em agosto, em Dublin, na República da Irlanda), ExpoMundi (também de intercâmbios), Egali Travel e OneOperadora (agências de turismo).

Segundo Guilherme, o fator essencial para esse crescimento em pouco tempo é o fato de ele e seu sócio investirem em diferenciais – o empresário, inclusive, frisou a importância de um empreendedor sempre oferecer elementos diferenciados aos seus clientes.

“Desde o nosso começo, investimos em diferenciação. Por exemplo, sempre fizemos vistos na própria loja. Assim, quem comprava um pacote de intercâmbio nosso não precisava ir a um despachante”, explicou, apontando aqueles que considera os principais diferenciais do grupo Victoria: presença em todos os estados do Brasil; escritórios e residências exclusivas em seis países; lojas próprias, sem franquias; concessão de vistos sem intermédio de despachante, orientação pré-embarque; não-cobrança de taxas de aconselhamento (consultoria).

Guilherme também destacou para os alunos dois conceitos que norteiam suas empresas: o balanced scorecard (sistema de gestão estratégica; ter uma meta grandiosa e ir quebrando-a em pequenas metas – o grande objetivo da Egali, em 2009, era se tornar a maior e melhor agência de intercâmbio do Brasil em cinco anos) e Human Resources (recursos humanos – nas palavras de Guilherme, deve-se fazer com que todos os funcionários olhem para o mesmo caminho).

Por fim, o palestrante tirou dúvidas dos alunos e deixou mais algumas dicas para o trabalho que os estudantes do High School terão que desenvolver. “A atitude é que faz a diferença. Um empreendedor pode fazer qualquer faculdade. Mas o que ele tem mesmo que ter é o espírito empreendedor, ter a inquietação para inovar”, disse.

A professora Rossellla Beer avaliou positivamente a palestra. “Nossa intenção foi auxiliar os alunos no projeto de empreendedorismo que eles farão na disciplina de BUSIM. Convidamos o Guilherme Reischl para palestrar devido às suas ideias e à maneira de ele agir, que são importantes para incentivar os estudantes a começar a pensar em uma carreira própria. Achei a palestra ótima, atingimos nosso objetivo”, afirmou.