Guerra na Ucrânia: atividade interdisciplinar contextualiza conflito para alunos

Publicado em 21 de março de 2022 às 15:34
Categorias: , ,

Um dos principais eventos da geopolítica mundial no século 21, a guerra na Ucrânia entrou na agenda de debates do Colégio Dante Alighieri. Nos dias 11 e 18 de março foram realizadas palestras em que os professores contextualizaram a invasão da Rússia para alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, no auditório Miro Noschese.

O intuito era levar aos jovens dantianos uma versão mais aprofundada do conflito que domina os noticiários desde 24 de fevereiro, quando as tropas russas adentraram o território ucraniano. “Fazemos parte de um mundo em que as informações vêm de fontes e interesses diferentes, e, infelizmente, boa parte dos alunos ainda não consegue filtrá-las sozinha”, afirmou o professor Jackson Fergson Costa de Farias, coordenador do Departamento de História, Filosofia e Sociologia.

Com o acesso a informações ampliado pelas mídias digitais, a preocupação estava em propiciar aos alunos a melhor compreensão possível acerca da guerra na Ucrânia, cujos desdobramentos são noticiados diariamente em tempo real.

“É essencial que os alunos contem com os professores para mediar e refletir sobre o que está acontecendo de uma maneira mais organizada, para que possam interpretar melhor as fontes jornalísticas. Essa é uma guerra de várias frentes e uma delas é a informação. Se não tivermos cuidado, é possível que um estudante de dez anos deturpe tudo isso. Ainda que seja desafiador, evitar que isso aconteça é o papel da escola”, ressaltou o professor.

Aula sobre a guerra na Ucrânia
Palestras sobre o conflito no leste europeu envolveram três disciplinas: história, geografia e filosofia

Debatendo a guerra na Ucrânia

Após as explanações de cada professor, os alunos foram convidados a intervir com perguntas e observações a respeito da guerra. Intenso, o debate contribuiu para esclarecer alguns dos pontos mais delicados da invasão russa.

“A aula solucionou certas dúvidas que eu tinha e promoveu uma discussão muito importante sobre a dimensão do conflito”, frisou Regina Soares Machado, aluna da 3ª série do Ensino Médio. “Foi muito bom para conseguirmos entender, aprofundar o nosso conhecimento e conversar sobre a importância das vidas”, completou.

Palestra sobre a guerra na Ucrânia
Alunos do Ensino Fundamental 2 compareceram em bom número ao auditório Miro Noschese

Trabalho em equipe

A complexidade do tema e a necessidade de mais aprofundamento sobre as questões relativas ao conflito tornaram indispensável a realização de um trabalho interdisciplinar, reunindo professores de disciplinas como história, geografia e filosofia.

“A possibilidade de o aluno ver uma reflexão feita por um geógrafo, um historiador e um filósofo sobre o mesmo problema aumenta o repertório e derruba as paredes que são muito prejudiciais para o conhecimento. No mundo ideal, o estudante aprende no repertório de geografia, de história e de filosofia e aplica no mundo. É importante que os alunos vejam os professores da escola fazendo isso com eles”, explicou Jackson.

, ,