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Um dos principais eventos da geopolítica mundial no século 21, a guerra na Ucrânia entrou na agenda de debates do Colégio Dante Alighieri. Nos dias 11 e 18 de março foram realizadas palestras em que os professores contextualizaram a invasão da Rússia para alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio, no auditório Miro Noschese.
O intuito era levar aos jovens dantianos uma versão mais aprofundada do conflito que domina os noticiários desde 24 de fevereiro, quando as tropas russas adentraram o território ucraniano. “Fazemos parte de um mundo em que as informações vêm de fontes e interesses diferentes, e, infelizmente, boa parte dos alunos ainda não consegue filtrá-las sozinha”, afirmou o professor Jackson Fergson Costa de Farias, coordenador do Departamento de História, Filosofia e Sociologia.
Com o acesso a informações ampliado pelas mídias digitais, a preocupação estava em propiciar aos alunos a melhor compreensão possível acerca da guerra na Ucrânia, cujos desdobramentos são noticiados diariamente em tempo real.
“É essencial que os alunos contem com os professores para mediar e refletir sobre o que está acontecendo de uma maneira mais organizada, para que possam interpretar melhor as fontes jornalísticas. Essa é uma guerra de várias frentes e uma delas é a informação. Se não tivermos cuidado, é possível que um estudante de dez anos deturpe tudo isso. Ainda que seja desafiador, evitar que isso aconteça é o papel da escola”, ressaltou o professor.
Debatendo a guerra na Ucrânia
Após as explanações de cada professor, os alunos foram convidados a intervir com perguntas e observações a respeito da guerra. Intenso, o debate contribuiu para esclarecer alguns dos pontos mais delicados da invasão russa.
“A aula solucionou certas dúvidas que eu tinha e promoveu uma discussão muito importante sobre a dimensão do conflito”, frisou Regina Soares Machado, aluna da 3ª série do Ensino Médio. “Foi muito bom para conseguirmos entender, aprofundar o nosso conhecimento e conversar sobre a importância das vidas”, completou.
Trabalho em equipe
A complexidade do tema e a necessidade de mais aprofundamento sobre as questões relativas ao conflito tornaram indispensável a realização de um trabalho interdisciplinar, reunindo professores de disciplinas como história, geografia e filosofia.
“A possibilidade de o aluno ver uma reflexão feita por um geógrafo, um historiador e um filósofo sobre o mesmo problema aumenta o repertório e derruba as paredes que são muito prejudiciais para o conhecimento. No mundo ideal, o estudante aprende no repertório de geografia, de história e de filosofia e aplica no mundo. É importante que os alunos vejam os professores da escola fazendo isso com eles”, explicou Jackson.