Fim de um ciclo: Dante levará 3ª série para Manaus em saída pedagógica

Publicado em 10 de abril de 2023 às 11:31
Alunos da 3ª série do Dante interagem com boto-cor-de-rosa em Manaus

Um dos temas mais trabalhados durante o Ensino Médio no Dante é a emergência climática, com destaque para os problemas decorrentes do aquecimento global. Posto isso, para encerrar com chave de ouro o ciclo escolar, o Colégio Dante promoverá uma viagem educacional com destino a Manaus para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, entre os dias 19 e 23 de junho.

Com o apoio da agência de viagens SD Student Travel, a organização da saída pedagógica é resultado da parceria entre vários departamentos dos componentes curriculares, que, liderados por Biologia e Inglês, planejaram um roteiro de viagem alinhado com o projeto interdisciplinar da série, cujo tema é “Amazônia e a emergência climática”.

Dantianos da 3ª série fizeram viagem pedagógica a Manaus em 2022

A cidade de Manaus é uma referência ambiental e histórica para o Brasil. Já a Amazônia, por conta de sua riqueza natural e cultural, é uma das regiões brasileiras prioritárias para a preservação ambiental e para a construção de modelos de gestão capazes de conservar e valorizar sua biodiversidade, além de resgatar e proteger o patrimônio cultural, garantindo seguranças às populações locais.

O objetivo principal da viagem é incentivar as descobertas e os interesses dos alunos para os conteúdos que serão trabalhados em sala de aula no projeto interdisciplinar da série, valorizando o pensamento crítico e a criação de propostas para o desenvolvimento sustentável da região.

No roteiro da viagem, destaca-se a visita aos seguintes lugares: Teatro Amazonas; Encontro das águas (local onde os rios Negro e Solimões se encontram); Cachoeiras de Presidente Figueiredo; Trilha para a Caverna Maroaga; Trilha da Cachoeira; Seringal Vila Paraíso; Bosque do Instituto de Pesquisa da Amazônia; Palácio Rio Negro; Museu da Amazônia; Museu do Seringal; Vila Paraíso (cidade cenográfica do filme “A Selva”) e Mercado Municipal Adolfo Lisboa.

No ano passado ocorreu a primeira experiência dantiana em Manaus. Na ocasião, a viagem serviu como ferramenta de conscientização ambiental e social. “Foi um choque de realidade. Eu tinha uma visão levemente estereotipada sobre a região e agora construí minha própria concepção sobre a Amazônia e as pessoas que vivem lá. Antes, proteger a Amazônia era uma obrigação, agora além de ser uma obrigação é uma vontade: estou disposta a protegê-la para que ela continue nos protegendo”, disse Ana Rita Araújo Silva, da então 3ª série D.

“Esses alunos são aqueles que estarão no poder e tomarão as decisões no futuro. Não queremos banalizar o conceito de preservação da Amazônia, queremos sensibilizar para mobilizar. Eles precisam conhecer a Amazônia para que queiram verdadeiramente lutar por ela e seus direitos. Não se cuida daquilo que você não ama, e você não ama aquilo que não conhece. Temos que acreditar que essa será a geração que mudará o mundo”, explicou a professora Paula Galvão, coordenadora do Departamento de Biologia.

Alunos da 3ª série tomam banho de cachoeira em viagem a Manaus