Febrace rende dois prêmios a alunas do Dante

Publicado em 31 de março de 2014 às 18:22

Dois projetos elaborados por alunas do Colégio Dante Alighieri conquistaram prêmios na edição de 2014 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). Um deles, relacionado à busca por componentes biológicos no combate ao câncer, ficou com o terceiro lugar em Ciências Biológicas. Esse projeto foi elaborado pela aluna Giulia Maria Ramella em parceria com o Instituto de Ciências Biomédicas.

O outro trabalho premiado, que busca oferecer às adolescentes maior conforto durante os ciclos menstruais, tem como autoras as alunas Ana Carolina Paixão de Queiroz e Gabriela Pane Farias. O estudo delas recebeu um certificado de reconhecimento da American Psychological Association. Daniella Stefano de Alencar, também finalista da feira, apresentou um projeto que busca aproveitar a luz solar para iluminar ambientes, estimulando a redução no uso de energia elétrica.

Mais informações sobre os trabalhos “Busca por novos alvos terapêuticos no combate ao câncer: modulação do FASL por Prostaglandina E2 em linfócitos- FASE I”, “TPM: Tempo Para Mudanças 2” e “STARS: Sistema de Transporte Autônomo dos Raios Solares” podem ser encontradas no site da Febrace (nos respectivos links).

Para a coordenadora do programa Cientista Aprendiz e do Departamento de Ciências da Natureza e Biologia, professora Sandra Tonidandel, a premiação motiva os alunos a continuar buscando soluções para problemas contemporâneos. “As conquistas representam o reconhecimento do potencial de cada um deles. É ótimo ver projetos como o da Giulia, por exemplo, que tem poucos meses, sendo premiado”, afirmou. “E, independentemente da premiação, a participação como finalista da Febrace já representa uma grande conquista, tendo em vista o grau de competitividade do evento.”

A explicação da professora Sandra faz coro ao que disse o coordenador de Ciências Naturais da Unesco no Brasil, Ary Mergulhão Filho, em seu discurso na premiação da Febrace. “Um dos pontos mais importantes aqui é o uso da ciência e da tecnologia na busca pela melhoria da vida das pessoas. Os projetos aqui apresentados deixam isso bem claro. No fim das contas, a elaboração desses trabalhos não só tornam os alunos cientistas, como os motiva a exercer a cidadania”, afirmou.