Extensão da biblioteca em outros espaços do Colégio: conheça o Bibliopátio!

Publicado em 21 de outubro de 2022 às 18:30
Categorias:

A partir do dia 24 de outubro, com o objetivo de incentivar a leitura e estimular o gosto por essa prática, a Biblioteca do Dante, em parceria com o Departamento de Língua Portuguesa e com a diretora de Relações Humanas e Convivência, professora Elenice Ziziotti, promoverá o Bibliopátio.

A iniciativa consiste na instalação de prateleiras com livros de diferentes gêneros e para as mais diversas faixas etárias em pontos estratégicos do pátio central do Colégio e no edifício Michelangelo. Os livros não estarão vinculados à biblioteca e, assim, poderão ser lidos por qualquer aluno, funcionário ou responsável que esteja interessado, sem a necessidade de registro do empréstimo. Além das prateleiras, serão disponibilizados cestos para a doação de livros.

Estante do Biblipátio na entrada do edifício Galileo Galilei

“Muitas vezes o aluno não vem até a biblioteca porque quer passar o intervalo com os amigos no pátio e não quer perder tempo se locomovendo até aqui, então a intenção principal do Bibliopátio é facilitar o acesso à leitura. O aluno poderá levar o livro para casa e após a leitura devolvê-lo. Além disso, uma das finalidades do projeto é despertar o interesse: às vezes algum colega já leu o livro exposto na prateleira, e isso pode incentivar o aluno a lê-lo também. Queremos que os alunos enxerguem a leitura como uma atividade de lazer”, conta Maysa Barbosa, bibliotecária do Dante.

Leitura é exemplo

Todos os livros do Bibliopátio são exemplares de obras que a biblioteca possui em maior quantidade. “Os livros que iremos disponibilizar no Bibliopátio pertenciam à biblioteca. Alguns deles ainda são doações das editoras de livros que já temos no acervo. A equipe da biblioteca fez uma sólida curadoria e ao todo selecionou cerca de 350 livros pertinentes ao Ensino Fundamental 1 e 500 relativos ao Ensino Fundamental 2 e ao Ensino Médio”, completa a bibliotecária.

As prateleiras poderão ser encontradas na entrada dos edifícios Galileo Galilei e Ruy Barbosa e no pátio central. Segundo a professora Elenice, a intenção máxima do projeto é que o número de frequentadores da biblioteca aumente: “O aluno poderá se interessar por mais obras do autor do livro que leu, e isso pode acabar aumentando o número de visitantes da biblioteca”.

Estante do Bibliopátio na entrada do edifício Ruy Barbosa

A leitura exercita a inteligência, aprimora o pensamento crítico, aguça a capacidade interpretativa e estimula a criatividade, além de ser importante para o desenvolvimento do vocabulário e a estruturação de ideias. “O que é fundamental para a criança aprender a gostar de ler é o exemplo dos pais, então, como os responsáveis também poderão emprestar os livros do Bibliopátio, esperamos que isso estimule os alunos a fazer o mesmo. O momento de leitura pode até fortalecer os vínculos entre pais e filhos”, afirma a professora.

Estante do Bibliopátio no pátio central