Exercitando o intelecto: Projeto Li e Gostei aproxima alunos do 6º ano da leitura

Publicado em 4 de outubro de 2022 às 14:15

Desde 2014, o Departamento de Língua Portuguesa do Dante promove para os dantianos do 6º ano o projeto “Li e Gostei”. O projeto consiste na elaboração de resenhas críticas a partir da leitura de livros indicados para a faixa etária da série, retirados da biblioteca central do Dante.

A dinâmica funciona da seguinte maneira: a cada mês, os dantianos escolhem uma obra para ler e, depois de quinze dias, devem devolvê-la à biblioteca e entregar a resenha para as professoras de português. As resenhas devem apresentar ficha técnica, sinopse, crítica e recomendação do livro lido. Em uma aula especial na biblioteca, os alunos são convidados a ler suas produções em voz alta para os colegas, e os melhores trabalhos ficam expostos em murais.

Biblioteca é o laboratório do saber

A partir do 6º ano, os alunos têm acesso à Biblioteca Central em vez da Biblioteca Infantil e, assim, passam a ter à disposição um acervo grande e diversificado de livros. “No fim das contas, o projeto acaba fomentando um processo de abandono das leituras infantis, voltadas para o Ensino Fundamental 1, e o consumo de leituras mais sofisticadas, voltadas para um aluno de 6º ano”, conta a professora de português Nathaly Silva.

No mês de setembro, além das resenhas, os alunos tiveram que fazer vídeos sobre as obras que leram. Nessas produções audiovisuais, os dantianos agiram como “booktubers” e apresentaram suas avaliações, considerações e opiniões sobre a obra literária lida.

“O projeto desenvolve a habilidade de leitura, a habilidade de escrita, a habilidade de escuta e a habilidade da oralidade. A ideia é que a biblioteca seja o nosso laboratório do saber. O mais legal é que os alunos têm um momento de troca, em que um acaba indicando um livro para o outro, seja por meio do mural de resenhas, seja por meio das conversas informais”, avalia a professora de português Emília Mendes.

Ler para ser

A leitura estimula a criatividade e a imaginação, aumenta o vocabulário e os conhecimentos gerais, facilita a escrita e desenvolve a comunicação e o senso crítico. “De fevereiro para cá, é evidente o avanço dos alunos na escrita, e um dos grandes responsáveis por essa evolução é o projeto ‘Li e Gostei’”, explica a professora de português Carolina Silva.

Para a dantiana Beatriz Ozaki, do 6º L, as leituras para o projeto “Li e Gostei” são um passatempo: “Eu leio desde os meus quatro anos, e é uma atividade que eu adoro fazer. Então, eu não encaro o projeto como uma obrigação e sim como algo divertido, tendo em vista que a leitura fazia parte da minha vida antes do ‘Li e Gostei’ e continuará fazendo. Já para meus colegas que não estão tão acostumados com a leitura, acho que é uma possibilidade de criar esse hábito”.

Imagem: freepik.com