Ex-aluna do Dante é aprovada na Universidade Stanford

Publicado em 13 de abril de 2020 às 19:14
Categorias:

A ex-aluna dantiana Alessandra Maranca, que se formou no Colégio ao final de 2019, passou nas melhores universidades do Brasil e do mundo. Com apenas 17 anos a garota entrou em matemática aplicada e Direito na USP e se destaca por ter sido aprovada na Universidade Stanford, na Califórnia (EUA). Como a grade curricular da universidade norte-americana é aberta, ela escolheu prestar uma dupla graduação em matemática e linguística, com especialização em sociologia.

A jovem conta que seu interesse por Stanford se deu por ser uma universidade que valoriza todas as áreas do conhecimento e as suas interdisciplinaridades, “além disso, é uma universidade de pesquisa com alguns dos melhores professores e pesquisadores do mundo em diversas áreas. Para alguém que sonha em trabalhar com pesquisa como eu, é um lugar perfeito para se estar”, conclui.

Alessandra Maranca / Foto: arquivo pessoal.

Não à toa, Maranca escolheu uma dupla graduação e uma especialização que misturam as áreas de exatas e humanas. Sobre seu interesse multidisciplinar ela afirma que, em sua visão, “ainda existe muito espaço para pesquisa entre áreas do conhecimento que ainda não foram exploradas. Eu acho que estudar estatística estudando sociologia é muito mais completo, porque dessa forma o objeto de estudo também é contemplado. No mesmo aspecto, estudar computação é muito mais revelador se há uma noção clara do que é uma língua e de como e por que línguas evoluem”.

No entanto, ainda que tenha conseguido uma bolsa de 75% em Stanford, Maranca expõe que os custos estudantis continuariam muito acima do valor que a sua família conseguiria arcar. “Eu confirmei meu interesse na vaga e tenho até setembro – quando as aulas começam lá – para garantir se consigo ir de fato ou não”, comenta.

Neste meio tempo, ela ainda não desistiu de seu sonho e procurou por organizações filantrópicas brasileiras que concedem bolsas para alunos estudarem no exterior. Assim, ela concorre a uma bolsa em três delas: Líderes Estudar, BRASA e Garcia Family Scholarship.

Os resultados das bolsas só saem em julho. Enquanto isso, ela segue cursando matemática aplicada no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP e compartilha que o IME a deixa em constante êxtase de aprendizado, uma vez que é uma faculdade com um grau enorme de dificuldade. “A busca por conhecimento na faculdade é bem diferente da escola, e a USP é um espaço maravilhoso para buscar conhecimento, além de os professores serem brilhantes!”, conta ela.

Alessandra Maranca / Foto: Arquivo pessoal.

No que diz respeito a incentivo e preparo, tanto acadêmico quanto emocional, para estar em espaços acadêmicos tão desafiadores, a garota, que estudou no Dante desde o 6º ano do Ensino Fundamental, afirma que o Colégio foi essencial em sua formação: “desde os dez até meus dezessete anos eu tive a oportunidade de fazer parte da equipe de robótica, do Cientista Aprendiz, das aulas de programação do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento (NIDe), das simulações da ONU, dos campeonatos de esporte e de muitos outros projetos”.

Além disso, Maranca divide que sempre foi uma pessoa que gosta de multitarefas, e o Colégio incentivou sua curiosidade e a busca por viver sonhos. Ela conta que “a cada projeto em que eu me metia, cada aula de jardinagem para funcionários que eu invadia, cada ida à coleta seletiva para pegar material reciclável… Tudo isso fazia os meus dias no Dante felizes”.