Eventos incentivam escrita no Ensino Fundamental I

Publicado em 5 de novembro de 2013 às 19:21

O mês de outubro do Ensino Fundamental I do Colégio Dante Alighieri foi marcado pela celebração da literatura e da escrita. Nos dias 30 e 31 de outubro, a coordenação e as professoras do 2º ao 5º ano realizaram as cerimônias de premiação da 2ª Maratona “Pequenos escritores, grandes leitores” e da Virada Literária (esta apenas para o 5º ano).

A Maratona “Pequenos escritores, grandes leitores” consiste em um concurso de redação. Os textos foram elaborados por alunos do 2º ao 5º ano durante 2013. Uma comissão julgadora de professoras avaliou os trabalhos, escolhendo o melhor de cada sala de cada série.

Na premiação, a professora Symone Oliveira, coordenadora do 2º ao 5º ano, explicou o funcionamento e o objetivo da Maratona. “Vocês [alunos] foram orientados pelas professoras para escreverem uma história. As professoras selecionaram três redações e, dentre essas, a vencedora de cada classe. Para fazer essa escolha, as professoras consideraram a criatividade, porque é por meio dela que se conquista o leitor. E vocês ainda estão aprendendo os outros pontos da escrita”, afirmou.

Já a Virada Literária envolve apenas os estudantes do 5º ano – todas as salas concorrem entre si. Trata-se de uma competição em que os alunos, após lerem alguns livros durante o primeiro semestre, respondem questões a respeito dessas obras. Os competidores que mais somarem pontos vencem.

Em 2013, as salas do 5º ano responderam as questões da Virada Literária por meio de netbooks, atividade que se desenvolveu em junho e contou com a assistência do Departamento de Tecnologia Educacional.

Nas cerimônias de premiação da Maratona e da Virada, em outubro, as professoras de cada sala foram chamadas ao palco para entregarem as honrarias aos seus respectivos alunos – eles receberam kits com certificado, quatro livros e um vale-livro. As docentes também foram agraciadas com um livro que contém todas as redações produzidas pelos estudantes do 2º ao 5º ano.

Para abrilhantar ainda mais as cerimônias de premiação, os contadores de história Jonas Ribeiro, no primeiro dia, e Vitor e Carol, da Cia. Ruído Rosa, no segundo dia, se apresentaram.

Confira abaixo os vencedores da 2ª maratona “Pequenos escritores, grandes leitores” e da “Virada Literária 2013”:

2ª Maratona “Pequenos escritores, grandes leitores”
2º ano A – Isabella Ferrara Formigoni
2º ano B – Fernanda Coelho Ognibene