Categorias: Ensino Fundamental 1, Notícias
Como parte da VI Jornada de Cidadania Digital, o Dante promoveu no dia 30 de setembro a primeira edição do “Escape room: digital security”, cujo objetivo foi promover, entre os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a integração, a colaboração e a reflexão sobre a importância da segurança e da cultura de paz em todos os lugares, incluindo os ambientes digitais.
Envolvendo os componentes curriculares de STEAM-S e inglês, a atividade funcionou da seguinte maneira: isolados em uma sala por 60 minutos, os estudantes tinham de trabalhar em grupo e seguir as pistas para resolver diversos enigmas antes de o tempo acabar.
Escritos em inglês, os desafios estavam atrelados a conceitos de segurança digital e à história de uma estudante fictícia que fez mau uso do celular e acabou em apuros. Assim, a missão dos alunos era ajudar a colega a solucionar essa difícil situação.
Os problemas abordaram temas como:
- idade mínima para uso das redes sociais (13 anos);
- situações de risco à segurança e à privacidade;
- alerta para o compartilhamento de imagens, áudios e vídeos; e
- conflitos nos grupos de WhatsApp.
“Com o escape room, os alunos puderam desenvolver a empatia, o trabalho em grupo, a resolução de problemas, o raciocínio lógico, a criatividade e a gestão de tempo. Afinal, para ganhar o jogo, era preciso resolver todos os enigmas e abrir os cadeados para escapar da sala”, explica a professora Verônica Cannatá, coordenadora de tecnologia educacional do Dante.
A docente celebrou o sucesso da iniciativa, que contou com grande adesão dos estudantes. “O evento foi muito bem avaliado pela equipe e pelos alunos, que se empenharam, se divertiram e escaparam antes de o tempo acabar.”
Parceria e integração
Entre as sessões de escape room, foram intercaladas atividades de integração com as crianças do Projeto Arrastão, instituição parceira do Colégio. A ação faz parte do projeto interdisciplinar do 5º ano, que promove a arrecadação de tampinhas plásticas e lacres que são doados à ONG.
Para que os jovens dantianos pudessem conhecer os destinatários das iniciativas do Colégio, os dois grupos se integraram em dinâmicas mediadas pelas professoras regentes. Espaços como o Museu de História Natural do Dante e o Telhado Verde também puderam ser visitados pelos alunos do Projeto Arrastão.
“Além disso, a troca de experiências entre os dois grupos propicia aos nossos alunos, principalmente, uma visão de mundo que normalmente é muito distante deles. É importante saber que existem realidades diferentes e que, mesmo em condições sociais e econômicas mais limitadas, é possível aprender”, ressaltou a professora Symone Oliveira, coordenadora pedagógica dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.