Doutorado de professor do Colégio passa a fazer parte da Biblioteca

Publicado em 6 de abril de 2011 às 14:08

A tese de doutorado elaborada pelo profº Edson Martins Júnior, que ministra as aulas de Sociologia para o Ensino Médio, é agora uma das obras integrantes do acervo da Biblioteca Gianfederico Porta, do Colégio. A tese, requisito para que o professor obtivesse o título de Doutor em Educação, recebeu o nome de “Cultivações Interculturais: Um estudo sobre o Plano Nacional de Educação (2011 – 2020), seus campos de disputa e possibilidades curriculares”.

Edson defendeu sua tese perante a uma banca examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Seu trabalho discute e analisa os desafios e oportunidades curriculares que existem neste início de século, marcado pela intensificação dos processos de globalização. “Leciono há 23 anos e considero importante fazer da educação uma ação reflexiva. O modo como o conhecimento é produzido e socializado, assim como as contradições que envolvem essa dinâmica, são parte integrante do cotidiano educativo, por isso a discussão curricular”, comentou o professor.

“O doutorado costuma ser um mergulho em profundas dúvidas e inquietações internas, que, eventualmente, compartilhamos. Desenvolver a pesquisa de caráter teórico, como foi a minha, significou rever leituras e teorias, confrontá-las com o posicionamento de colegas e aceitar o desafio de expô-las publicamente para que possam contribuir e serem criticadas. Certamente o exercício intelectual é o ambiente da dúvida e das inquietações e não das certezas e harmonias. Acredito que a escola também sente isso muito claramente nos dias atuais”, completou o professora, traçando um paralelo com os planos pessoal e coletivo.
Henrique Carneiro – marketing