Diretora ministra palestra sobre iniciação científica na educação básica

Publicado em 21 de outubro de 2022 às 8:49
Categorias:

A diretora pedagógica do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio do Dante, professora Sandra Tonidandel, ministrou no dia 26 de agosto uma palestra on-line a convite da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), organizadora do “I Simpósio sobre o Ensino da Botânica na Educação Básica”. O evento foi acompanhado pelos diferentes atores da comunidade científica da região, incluindo pesquisadores, cientistas e biólogos, além de alunos e educadores da instituição de ensino.

O tema da exposição, que durou cerca de uma hora, foi a iniciação científica na educação básica. A diretora dantiana discorreu sobre os impactos positivos que a implementação de projetos voltados à pré-iniciação científica gera para os estudantes da educação básica.

“A minha participação foi para falar sobre o impacto que a introdução da iniciação científica na escola de educação básica traz para os alunos, além de mostrar quais são as aprendizagens e as competências desenvolvidas por eles”, explica a professora Sandra.

Idealizadora do Cientista Aprendiz, ela compartilhou dados e contou sobre sua experiência com o programa, que desde 2006 vem aprimorando as habilidades científicas dos jovens dantianos e lhes propiciando uma vivência real dentro da área de pesquisa e desenvolvimento.

“A importância desse compartilhamento é dar aos estudantes, professores e pesquisadores a possibilidade de ver um caminho que traz evidências da excelência em educação. O Dante aparece como uma inspiração, movendo e compartilhando as boas práticas na sociedade brasileira, desenvolvendo a educação. Nossa contribuição é trabalhar com esse compartilhamento”, ressalta a professora.

“Eventos como esse contribuem na medida em que trazem não só uma reflexão sobre a importância da educação científica de qualidade mas também o incentivo para que experiências bem-sucedidas possam ser implementadas em outras escolas”, conclui a diretora do Dante.