Democracia no Brasil é abordada em módulo no Dante

Publicado em 7 de maio de 2015 às 10:40

Professores de História do Colégio apresentaram, em 1º de abril, o módulo “Democracia no Brasil: 30 anos de uma obra em construção”. A atividade, destinada a alunos da 3ª série do Ensino Médio, foi conduzida pelos professores Jackson Fergson Costa e Lucas Kodama Seco. A primeira parte da exposição ficou por conta do professor Jackson, que começou exibindo imagens de cartazes variados vistos por ocasião das manifestações de 15 de março, destinadas principalmente a criticar a esfera federal do governo. Jackson apresentou definições de dicionário e discorreu sobre o sentido geral de diversas palavras de ordem reproduzidas naquele dia, como “ditadura”, “impeachment”, e “golpe”.

Em seguida, Jackson fez uma abordagem da década de 1960, período em que os militares estabeleceram o regime ditatorial no país. Ele lembrou que uma parcela expressiva da população apoiou a intervenção militar em um primeiro momento, principalmente porque a economia apresentava bons resultados. “No começo era isso mesmo. O salário era baixo, mas havia muitos empregos”, disse. Jackson explicou que o cenário foi mudando no decorrer dos anos, com eventos como o choque de petróleo e as greves realizadas no período ditatorial, que se somaram ao repúdio da parte da população que já se manifestava contra o regime. À época do fim da ditadura, explicou o professor, o Brasil seguia por um período de crise. “Os primeiros anos depois da ditadura foram caóticos, com uma economia em frangalhos e um alto índice de corrupção”, explicou.

Findada a introdução, o professor Lucas falou do aspecto econômico brasileiro nos anos seguintes ao término do regime ditatorial. “Depois dos períodos de império, colônia, república velha e ditadura, começa o período de democracia. O sistema pareceu entrar no eixo, mas o caminho é torto, e não podemos desvincular a economia da abordagem desse assunto”, disse. “A dívida externa e a inflação estavam em níveis alarmantes. Vocês não fazem ideia de como era a situação. Não se pensava em comprar bens em 48 vezes, pois ninguém sabia o que aconteceria nem nos próximos dois meses, sem falar nas mudanças recorrentes no preço dos bens vendidos em estabelecimentos comerciais”, comentou. Ele falou, também, de dilemas do período, como a transição democrática e a necessidade de organizar a economia em um momento de crises internacionais.

Em seguida, Lucas falou das principais medidas econômicas do governo de cada presidente desde José Sarney, época em que “não se combateram problemas estruturais do país”, explicou. Lucas abordou, por exemplo, o momento da transição do governo de Fernando Collor, destituído do cargo de presidente após sofrer impeachment em 1991, para o de Fernando Henrique Cardoso, que governou o país entre 1995 e 2002. A respeito dos planos de criação de novas moedas como medida para equilibrar a economia, Lucas afirmou que havia grande temor da população com relação às mudanças, que poderiam quebrar as finanças de todos. Mas o professor destacou que, no caso do Plano Real, por exemplo, essa transição foi feita por etapas, a fim de não impactar negativamente a população.

Encerrada a apresentação, os professores convidaram os alunos a debater o assunto, tanto no campo político quanto no econômico.

Os alunos que participam do 3º Plus Dante também assistiram a um módulo especial sobre a democracia brasileira, cujo conteúdo atendeu, porém, à perspectiva pela qual o tema é usualmente cobrado nos vestibulares.