Dantianos se destacam em estreia na International Science Competition

Publicado em 4 de setembro de 2023 às 15:00
Categorias: , , ,

O Dante fez bonito em sua primeira participação na International Science Competition (Vanda), evento que envolve alunos de diversos países. Ao todo foram conquistadas sete medalhas, sendo três de ouro, três de prata e uma de bronze. Os resultados apontam para a trajetória ascendente que o Colégio apresenta em relação ao desempenho em competições internacionais, como mostram os números dos últimos anos.

Representaram o Colégio alunos do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio premiados na Olimpíada Nacional de Ciências de 2022. Na prova, eles são desafiados a resolver problemas das diferentes ciências, como física, química e biologia, que envolvem raciocínio lógico e criatividade. Os participantes devem ler as entrelinhas dos enunciados para perceber os detalhes que possibilitam a solução.

“As medalhas demonstram que o ensino do Colégio em ciências é muito forte. Conseguimos mais uma premiação internacional que solidifica o trabalho que está sendo construído há muito tempo e com muito cuidado”, avalia o professor Manoel Resende, coordenador de física do Dante.

Dante conquista premiações na International Science Competition
O dantiano Vinícius de Siqueira, 3ª série, ganhou medalha de ouro

Após acompanhar de perto a conquista do dantiano Hugo Fares Menhem na Olimpíada Internacional de Física (IPhO), no Japão, o professor Manoel ressalta a importância de uma premiação internacional para o projeto acadêmico dos estudantes. “Para os alunos que vão aplicar para fora, a medalha é um fator diferenciado, que pode ser usado como parte do processo seletivo das universidades do exterior. O aluno com reconhecimento internacional tem um destaque em um cenário de competição por uma vaga nessas faculdades.”

É o caso do aluno Vinícius Silveira de Siqueira, da 3ª série, medalhista de ouro na International Science Competition (Vanda), que pretende estudar engenharia aeronáutica na University of Pennsylvania, nos Estados Unidos. “Fico muito feliz por ganhar essa medalha. Ela será muito importante no meu processo de aplicação para as faculdades no exterior.”

Assim como ocorreu na Doctor CT, os medalhistas garantiram uma vaga na próxima edição do Steam Ahead 2023 – Vanda Global Finals, a ser realizado no mês de dezembro, em Bali, na Indonésia. Na ocasião, os estudantes participarão de duas modalidades de prova: a teórica, que será individual, e a experimental, em que grupos serão compostos por jovens de diferentes nacionalidades.

Leonardo Paschoal Bartoccini, do 9º ano, também obteve a medalha de ouro na International Science Competition, o que permitirá a realização de um sonho. “É uma grande felicidade representar minha escola e meu país numa olimpíada internacional. A Indonésia era um lugar que eu queria muito conhecer. É uma sensação muito boa saber que vou poder representar o Brasil e o Dante lá fora.”

Veja, abaixo, os dantianos premiados na International Science Competition (Vanda):

Medalha de ouro

Felipe Marques Campora (2ª série D)
Leonardo Paschoal Bartoccini (9º ano E)
Vinícius Silveira Tôme de Siqueira (3ª série E)

Medalha de prata

João Kim Furlan de Melo (2ª série H)
Lorenzo Dagios Tomezzoli (1ª série I)
Mariana Junqueira Lira (2ª série H)

Medalha de bronze

Eduardo Moritz de Carvalho (1ª série D)

, , ,