Dante mais do que dobra número de medalhas na Doctor CT em 2023

Publicado em 14 de agosto de 2023 às 15:29
Categorias: , , ,

Divulgados no último domingo, dia 6 de agosto, os resultados da edição de 2023 da Doctor CT – Design Thinking with Robotics and Computational Thinking International Competition – apontaram uma evolução notável do desempenho do Dante no evento. Ao todo, foram conquistadas 15 medalhas, sendo duas de ouro, cinco de prata e oito de bronze. Para efeito de comparação, no ano passado o Colégio obteve sete medalhas – uma de ouro, duas de prata e quatro de bronze. 

Organizada pelo Singapore International Math Contests Centre, a competição tem como objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades como raciocínio lógico, criatividade e pensamento computacional. A prova desafia estudantes a elaborar soluções para problemas cotidianos, mobilizando informações de diferentes áreas do conhecimento, como matemática e robótica.  

“As premiações na Doctor CT comprovam que o currículo de educação digital no Dante é forte e está alinhado às práticas globais, nas quais as habilidades são desenvolvidas tanto em STEAM-S quanto nas eletivas e nos cursos extracurriculares de robótica e programação”, avalia a professora Verônica Cannatá, coordenadora de tecnologia educacional do Colégio. 

Alunos do 6º ano à 3ª série ganharam medalhas para o Dante na Doctor CT

Participaram da competição alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, definidos previamente em uma seletiva realizada no Dante. Os 15 medalhistas se classificaram automaticamente para o STEAM AHEAD, evento que reunirá estudantes do mundo inteiro em Bali, na Indonésia, em dezembro. 

Dantiano desde o Maternal 1, o medalhista de ouro Gabriel Rossini comemorou o feito e disse que a presença constante em competições foi essencial para garantir a vaga no STEAM AHEAD, do qual participou em sua última edição, em 2022. “Estou muito feliz. Queria muito ir para a Indonésia, porque em Singapura foi bem legal. Desde pequeno sempre fui incentivado a disputar olimpíadas, e isso me ajudou bastante”, disse o aluno da 1ª série E. 

Assim como Gabriel, Pedro Assef, da 1ª série D, esteve na Ásia no ano passado e terá a oportunidade de participar do evento em Bali. “É muito bom voltar a ser premiado e ter a chance de competir internacionalmente – estou com a expectativa muito alta”, celebrou o medalhista de bronze, para quem “as aulas de STEAM-S abriram as portas para as olimpíadas”. 

“Participar de olimpíadas é uma experiência maravilhosa para o aluno, pois numa competição saudável há outras formas de testar os conhecimentos com a resolução de desafios, além de impulsionar o aprofundamento sobre uma área específica. É um grande diferencial na vida acadêmica do aluno”, conclui a professora Verônica. 

Confira, abaixo, os dantianos premiados na Doctor CT:

Medalha de ouro

Gabriel Asayama Lopes Rossini (1ª série E)
João Pedro Sita Hoshino (9º ano K)

Medalha de prata

Ana Vieira dos Santos Guerra (1ª série E)
Eduardo Tsiang (9º ano J)
Gabriela di Mattei Gallo (2ª série D)
Leonardo Paschoal Bartoccini (9º ano E)
Pedro Telles de Carvalho (7º ano J)

Medalha de bronze

Ana Luisa Nejm Jacob (9º ano K)
César Freitas Ziziotti (6º ano B)
Felipe Marques Campora (2ª série D)
Gabriel Chohfi Giannella (7º ano J)
Gabriel Giglio de Lima Figueiredo (8º ano G)
Júlia Abbud Bacconi Gonçalves (9º ano J)
Pedro Morales Assef (1ª série D)
Vinícius Silveira Tôme de Siqueira (3ª série E)

Menção Honrosa

Alberto Teixeira Vaz Ribeiro (1ª série I)
Ana Luísa Konno do Amaral (7º ano E)
Mariana Junqueira Lira (2ª série H)
Olivia Facioli Parmezano Lopes (8º ano D)
Tomás Toletti Martinelli (7º ano F)

, , ,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!