Dantianos participam de palestra sobre inclusão

Publicado em 28 de março de 2019 às 18:25

No dia 20 de março, os alunos da 2ª série do Ensino Médio se reuniram no auditório Guglielmo Raul Falzoni para uma palestra da doutora Linamara Rizzo Battistella sobre inclusão. Grande autoridade no tema, Linamara é médica e professora da Faculdade de Medicina da USP, além de atuar como Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em São Paulo, coordenadora do Grupo de Trabalho do Comitê de Humanização do Hospital das Clínicas de São Paulo, diretora da Rede de Reabilitação Lucy Montoro e representante da ONU.

Com o espaço abarrotado, Linamara conversou com os estudantes sobre como cada um pode fazer sua parte por uma sociedade mais diversa e inclusiva, respeitando as pessoas com deficiências e começando a mudança pela sua própria casa e família. A doutora ainda contou como começou a trabalhar na área: “Tive uma colega cadeirante na faculdade, e foi a convivência com ela que me inspirou a trabalhar com inclusão. Uma vez, fomos a um teatro e ela não tinha como sentar no andar de cima, porque o acesso era disponível apenas por escadas. Então, eu me sentei no andar de baixo com ela, mas fiquei pensando – não sou eu quem tem de ir até ela, é o teatro que tem que ser acessível para todos, para que ela possa se sentar onde quiser”, contou Linamara, emocionada.

A convidada também disse ter ficado muito impressionada com a postura dos alunos do Dante, que considerou exemplar e muito respeitosa, e convidou a turma para uma visita à Faculdade de Medicina da USP, para conhecerem o trabalho de reabilitação especializado em próteses. “Eles fizeram silêncio durante todas as minhas falas e prestaram muita atenção, além de terem feito perguntas muito interessantes no final”, elogiou. “A agenda da doutora Linamara é concorridíssima, então ter ela aqui no Dante, falando conosco por uma hora e meia, já é um grande prestígio. Que dirá então sermos convidados diretamente por ela para visitar a Faculdade de Medicina da USP, que não costuma nem receber estudantes de Ensino Médio. É uma honra”, comentou o professor Carlos Roberto Diago, coordenador de história, filosofia e sociologia.

A palestra faz parte do PPI – Práticas de Projetos Interdisciplinares, que teve início em março e vai até o final do ano mobilizando os alunos a criarem projetos sobre inclusão e exclusão e envolvendo diversas disciplinas, de língua portuguesa a física. “O Departamento de História é responsável por esta primeira etapa do projeto, que funciona como uma sensibilização, para introduzir o tema de trabalho”, explica o professor Diago. No ano passado, a doutora Linamara também esteve no Dante para fazer outra palestra, também sobre inclusão, mas com foco diferente, dando início ao PPI de 2018.