Dantiano ganha ouro e representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Física

Publicado em 20 de abril de 2023 às 12:47

O aluno Hugo Fares Menhem, da 3ª série do Ensino Médio, conquistou no dia 5 de abril a medalha de ouro no Torneio Brasileiro de Física (TBF), em João Pessoa (PB). Com o resultado, o dantiano será um dos cinco integrantes da equipe brasileira na 53ª edição da Olimpíada Internacional de Física (IPhO), que será realizada entre os dias 10 e 17 de julho, em Tóquio, no Japão.

“Soube primeiro que passei para a IPhO por uma lista extraoficial e, portanto, achei que era uma piada. Só depois, na manhã seguinte, durante a premiação, que eu tive a confirmação da minha posição no TBF e soube que iria representar o Brasil na IPhO. Mesmo assim, eu não conseguia acreditar que isso realmente era verdade. Estou muito feliz”, relata o aluno.

Dantiano Hugo Fares Menhem representará o Brasil na Olimpíada Internacional de Física

A participação no TBF, que reuniu cerca de 70 estudantes na capital da Paraíba, foi restrita a alunos que se destacaram em competições de física anteriores. No caso de Hugo, a vaga veio graças à medalha de ouro obtida na Olimpíada Brasileira de Física de 2021, premiação que se repetiu em 2022.

“A medalha de ouro do Hugo e o credenciamento para representar o Brasil na IPhO, maior competição de Física do planeta, determina um marco importante, jamais conquistado na história do Colégio. Desde 2017 planejamos um curso forte, de tal forma que todos os estudantes possam se desenvolver no nível que desejarem, com a marca de qualidade característica do Dante. Os resultados dos últimos anos nos vestibulares e em olimpíadas apontam que estamos no caminho certo”, avalia o coordenador de física do Dante, professor Manoel Resende, que acompanhou Hugo em João Pessoa.

Na capital da Paraíba, Hugo resolveu dois tipos de provas: uma teórica e outra experimental, ambas individuais e sem consulta. De acordo com ele, a conquista do ouro foi fruto não só de seus conhecimentos em eletrônica, tema do teste experimental, mas também das recomendações de estudo do professor Manoel. “Isso foi um diferencial em relação aos outros alunos do torneio”, afirma o dantiano.

Agora, o foco de Hugo será a preparação para a Olimpíada Internacional de Física. A ideia é estudar conteúdos que ofereçam maior dificuldade e que serão cobrados na competição, além de treinar a execução de procedimentos e técnicas das provas experimentais. “Para isso, eu terei algumas aulas com o professor Manoel e aprofundaremos alguns tópicos”, projeta o aluno, medalhista de ouro na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2022.

“Estamos em contato praticamente diário. Estabelecemos um plano de trabalho até a competição, incluindo preparação teórica e experimental, já que a IPhO segue o mesmo padrão do Torneio Brasileiro de Física”, explica o professor Manoel. “Estou confiante que o Hugo trará mais uma conquista para o Brasil e para o Colégio Dante Alighieri”, conclui.