Dantiano é premiado na Itália com projeto de inclusão digital

Publicado em 31 de março de 2023 às 12:32
Categorias: , ,
Projeto de inclusão digital do dantiano Enzo Xavier é premiado na Itália

O aluno Enzo de Almeida Xavier, da 3ª série do Ensino Médio, conquistou a medalha de prata na 35ª edição da I Giovani e le Scienze, uma das feiras científicas mais importantes da Itália. Realizado em Milão entre os dias 18 e 20 de março, o evento reuniu 33 projetos de estudantes do Ensino Médio de diferentes partes do mundo. 

Com seu trabalho “Neto digital: a conexão intergeracional e a inclusão digital da terceira idade”, o dantiano já havia conquistado o primeiro lugar na categoria Ciências Humanas e o prêmio Destaque em Criatividade na Febic (Feira Brasileira de Iniciação Científica) de 2022. Sua participação na I Giovani e le Scienze, inclusive, se deu graças ao credenciamento conquistado na última FeNaDANTE (Feira de Ciência e Tecnologia das Nações).

Aluno Enzo Xavier é premiado na Itália por projeto de inclusão digital

Tecnologia em prol da inclusão

Desenvolvido no Cientista Aprendiz, o programa de pré-iniciação científica do Colégio, o projeto de Enzo consiste na criação de uma plataforma digital que aproxime idosos de jovens, estabelecendo um elo de aprendizagem intergeracional. Assim, pretende-se que a terceira idade aprenda a utilizar o celular e os jovens compreendam melhor diversas situações cotidianas que envolvem o uso da tecnologia. 

A ideia é que os participantes sejam cadastrados por ONGs e instituições de ensino na plataforma “Neto Digital”, por meio da qual serão agendados encontros entre os jovens voluntários e os idosos. Sugestivo, o nome da ferramenta se deve à fonte de inspiração de Enzo para a elaboração do projeto: a sua avó Edith de Almeida Alencar, com quem o estudante mantinha forte relação. 

“A premiação significa muito para mim. É uma validação de que o projeto, no futuro, vai ajudar muitas pessoas. Também fico feliz pela minha avó – lembro muito dela em momentos como este”, afirma Enzo, para quem a participação na feira italiana legou aprendizados e uma vivência científica “inesquecível”. “Pude conversar bastante com os pesquisadores e com pessoas de cada canto do mundo, com realidades totalmente diferentes. Foi uma experiência inovadora.”

Próximos desafios

Atualmente, Enzo e sua orientadora, a professora Verônica Cannatá, coordenadora de tecnologia educacional, trabalham nos últimos ajustes do design da plataforma. A intenção é que ela se torne operacional neste ano, quando o dantiano encerra seu ciclo no Cientista Aprendiz. 

“O Enzo é um aluno muito dedicado ao projeto. Ele se engaja com muito amor, e isso faz toda a diferença. Quando olho para ele, sinto muito orgulho, pois, em todas as feiras de que participou, ganhou medalhas e credenciamentos para outros eventos. Entretanto, mais do que os prêmios, eu o admiro por se propor a fazer a diferença no mundo”, diz a professora Verônica. 

O projeto “Neto Digital” pode render outros prêmios importantes ainda este ano. Isso porque, em setembro, Enzo deve participar de mais duas feiras científicas: a Copa Science, no México, e a SaberTec – Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura, no Rio Grande do Sul.

, ,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!