Dantedì: Colégio realiza atividades em homenagem a seu patrono

Publicado em 8 de abril de 2024 às 10:11

Instituído pelo governo da Itália em homenagem ao poeta Dante Alighieri, o Dantedì (Dia de Dante) é comemorado em 25 de março, data que marcou, segundo estudiosos, o início de sua viagem pelo “Inferno”, o primeiro dos três livros que compõem “A Divina Comédia”. E, como não poderia ser diferente, o Colégio preparou ao longo da última semana uma série de atividades para celebrar o legado cultural e linguístico de seu patrono.

No dia 25, alunos e familiares do 1º, 2º e 3º Liceo assistiram ao filme “Mirabile Visione: Inferno”, de Matteo Gagliardi, no auditório Miro Noschese. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Instituto Italiano de Cultura e com o Consulado Geral da Itália em São Paulo.

Alunos do Liceo fazem apresentação para celebrar o Dantedì

O filme traça um paralelo entre passagens de “A Divina Comédia” e a atualidade, motivando uma reflexão sobre os possíveis pontos em comum entre a obra dantiana e a realidade dos dias de hoje. Após a sessão, foi realizado um debate com os alunos para promover uma discussão como forma de auxílio na interpretação da obra. A atividade visou reforçar o conhecimento dos estudantes sobre o poeta, além de ampliar seu repertório cultural.

Dois dias depois, o Colégio recebeu a visita de uma missão diplomática italiana composta por Filippo Romano, 5º chefe do Escritório da Direção Geral de Diplomacia Pública e Cultural do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Filippo La Rosa, diretor central de promoção da cultura e da língua italiana do mesmo ministério, e Domenico Fornara, cônsul-geral da Itália em São Paulo.

Na ocasião, eles assistiram a uma apresentação, realizada em italiano pelos alunos do 1º e do 2º Liceo, sobre “A Divina Comédia”, obra máxima do escritor florentino. Também acompanharam o evento o presidente do Dante, dr. José Luiz Farina, a diretora institucional e de tecnologia, professora Valdenice M. M. de Cerqueira, a diretora pedagógica, professora Angela Martins, e a diretora de relações humanas e convivência, Elenice Ziziotti.

“Devo dizer que todos os alunos foram muito bem em suas apresentações. Conseguiram transmitir perfeitamente a complexidade da obra. (…) É fundamental que as escolas italianas no exterior também estejam envolvidas nas comemorações do dia em que se celebra o grande poeta, considerado um dos pais da língua italiana”, disse Filippo Romano.

Missão diplomática italiana visita o Dante na semana do Dantedì
Diplomatas Domenico Fornara (à esquerda), Filippo La Rosa (ao centro) e Filippo Romano parabenizaram os alunos do Liceo após apresentações

Ex-cônsul da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa também elogiou a atuação dos jovens dantianos e ressaltou a importância de autoridades italianas estreitarem laços com instituições educacionais. “Vocês cresceram e aprimoraram muito o italiano. É sempre um grande prazer voltar a esta escola, uma referência do italiano em São Paulo. Estamos aqui para garantir que as escolas se tornem cada vez mais centros de promoção da língua e da cultura italianas.”

O Dantedì ainda contou com a publicação de um vídeo, produzido pelo Departamento de Marketing e divulgado nas redes sociais do Colégio. Nele, as alunas Sofia Gomiero e Maria Gabriella Chiarottino, do 2º Liceo, declamam alguns tercetos do “Paraíso”, o terceiro livro de “A Divina Comédia”.