Dante UN 2023 apresenta novidades e concede prêmios especiais a jovens diplomatas

Publicado em 20 de outubro de 2023 às 12:06
Categorias: , , ,

Entre os dias 5 e 7 de outubro, o Colégio promoveu um dos mais importantes eventos pedagógicos de seu calendário escolar: o Dante UN, projeto realizado pelo Departamento de História, Filosofia e Sociologia em conjunto com o Departamento de Geografia. Em sua sétima edição, a atividade reuniu mais de cem estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Dante e de outras instituições de ensino para simular as conferências da ONU (Organização das Nações Unidas).

Divididos em seis comitês de resolução de conflitos, os alunos atuaram como delegados, ou seja, representantes diplomáticos de seus países, cujos interesses foram defendidos em debates sobre temas complexos do mundo contemporâneo – definidos pelos secretários-gerais do evento, os dantianos Enzo de Almeida Xavier e Isabella Velasco, da 3ª série do Ensino Médio.

Os comitês e seus respectivos tópicos de discussão foram:

  • Conselho de Segurança da ONU (Primavera Árabe);
  • Organização Internacional do Trabalho (Trabalho infantil e vulnerabilidade de crianças em países subdesenvolvidos);
  • Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Prevenção e combate ao terrorismo);
  • Comitê de Direitos Humanos da ONU (Crise das democracias ocidentais);
  • Comitê de Políticas Especiais e Descolonização (A influência da inteligência artificial na manutenção da paz global e democracia); e
  • Dante Piccolo Diplomatico – Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Refugiados climáticos).
Cerimônia de abertura contou com palestra do jurista Wálter Fanganiello Maierovitch

Aprendendo na prática

Ao longo das conferências, os alunos puderam mobilizar conhecimentos das ciências humanas e desenvolver habilidades de pesquisa, oratória e argumentação. Além disso, os participantes contaram com o apoio dos guias de estudo preparados pelos secretários-gerais, de modo que fossem capazes de buscar soluções viáveis e em consonância com os direitos humanos e com a legislação internacional. 

“A grande contribuição que o Dante UN proporciona é a possibilidade de formar um estudante que em pouco tempo terá de lidar com conflitos nas empresas, na faculdade e no campo da diplomacia. Esse estudante precisa achar uma solução que não seja necessariamente a que ele quer, mas a que é possível para o bem da humanidade. Quanto mais cedo eles tiverem a oportunidade de treinar tais habilidades, melhor para a escola e para a sociedade”, afirma o professor Jackson Costa de Farias, coordenador do Departamento de História, Filosofia e Sociologia e idealizador do evento.

“O nosso aluno, além de ter a experiência de recepcionar os estudantes externos, de ser delegado e de escrever os documentos (no caso dos secretários-gerais), é envolvido em todo o processo de pesquisa para se preparar para os encontros. Ele pesquisa muito para poder gerenciar o conflito, se posicionar, elaborar propostas e resolver as questões relacionadas à política externa”, aponta a professora Marcia Saltini, coordenadora de geografia.

Dinâmica e avaliação

Em dois dias, cada órgão realizou seis sessões de debates, todas mediadas por mesas diretoras compostas por ex-alunos do Colégio e estudantes da 3ª série. Cada conferência também foi acompanhada por uma banca julgadora formada na maioria das vezes por um docente do Dante e outro de uma escola externa, exceto em momentos em que havia atividades voltadas exclusivamente aos visitantes, como o tour pelo Colégio e a palestra sobre inteligência artificial ministrada pelo professor de tecnologia Rodrigo Assirati. Nesses casos, dois docentes dantianos cumpriam o papel de examinar os debates.

Tanto as mesas como as bancas julgadoras tinham a atribuição de avaliar o desempenho dos alunos como delegados, atuando na composição das notas em cada sessão. Foram analisados critérios como assiduidade, decoro, formalidade e dress code, além de conhecimento em política externa. “O estudante precisa ter ciência da história, da posição e dos interesses do país que representa”, explica o professor Jackson.

Novidades

Em 2023, a principal novidade foi a inauguração de um novo comitê, o Dante Piccolo Diplomatico, destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio. O projeto surgiu para atender aos pedidos dos estudantes mais jovens interessados em simular o modelo da ONU. Nas palavras do coordenador de história, sua estreia foi promissora.

“Os alunos estudaram, se preocuparam, dialogaram e discutiram. É o que queríamos. E o mais legal: mal acabou o Piccolo Diplomatico de 2023 e já temos muita gente querendo a edição de 2024. A ideia é ampliar para o ano que vem, inclusive com a participação de mais colégios, e, a depender do número de inscritos, ter mais comitês.”

Também foi a primeira vez que o evento contou com a participação de escolas de fora da cidade de São Paulo. É o caso do Colégio Planck, de São José dos Campos, e do Instituto Educacional Itapeva. Ao todo, incluindo o Dante, foram nove instituições participantes.

“O Dante UN se torna hoje uma referência. Ainda que seja a terceira edição aberta, já temos um grupo de escolas que nos acompanha e está sempre conosco. Em 2024, imaginamos que o número de escolas cresça, que os parceiros que vieram continuem conosco e que venham outros para ajudar no envolvimento dos alunos”, concluiu o professor Jackson.

Os professores Marcia Saltini e Jackson Costa de Farias com os secretários-gerais Isabella Velasco e Enzo Xavier

Premiações

Como de costume, todos os estudantes receberam medalhas e certificados por sua participação no evento. Com base nas notas atribuídas pelas mesas diretoras e pelas bancas julgadoras, foram premiados os primeiros colocados de cada comitê, além de serem entregues menções honrosas a dois estudantes por órgão.

Neste segundo ano da parceria com a SPMUN (São Paulo Model United Nations), como forma de estímulo à participação nos debates, o Colégio ofereceu o credenciamento a três alunos de escolas públicas que se destacaram no Dante UN 2023 para a edição de 2024 da simulação promovida pela entidade.

Já as diretorias executiva e pedagógica concederam um prêmio especial ao melhor delegado da edição 2023: Isabela Abbud Silva, da 2ª série do Ensino Médio. Delegada da Jordânia no Conselho de Segurança da ONU, ela terá a oportunidade de representar o Dante na 28ª edição da BUSUN, a simulação das Nações Unidas realizada pela Universidade de Brown, em Rhode Island, nos Estados Unidos, em 2024. Já os secretários-gerais do Dante UN foram agraciados com a taxa de inscrição para o mesmo evento.

“Fiquei muito feliz pelo prêmio. É fruto da minha dedicação e do meu esforço. Mas eu só consegui graças às pessoas da eletiva (“Dante UN: Relações, Organismos e Organizações Internacionais”, precursora do evento), que sempre me ensinaram e me estimularam muito. Vai ser muito legal e desafiador representar o Dante em um evento tão grande”, comemora Isabela.

Confira os depoimentos de outros participantes do Dante UN 2023:

“Gostei muito de conversar com alunos de outras escolas, porque a interação abre o leque de possibilidades e a sua perspectiva a respeito de como você interage e conhece as pessoas. Tanto as habilidades desenvolvidas como a visão de mundo que você adquire acabam sendo essenciais para seguir a vida daqui para a frente.”

Gabriela di Mattei Gallo (2ª D), ganhadora do prêmio de melhor delegada do Comitê de Direitos Humanos, representando a Dinamarca

“Atuar como secretária-geral era uma aspiração que eu tinha desde quando entrei na eletiva do Dante UN, ainda na 1ª série do Ensino Médio. E organizar o evento deste ano foi mágico. Quero trabalhar com direito internacional, e o Dante UN tem muita influência nisso, porque você desenvolve a retórica, a oratória, a argumentação, a leitura e a elaboração de pesquisa. Acredito que a experiência vai ser muito importante para mim.”

Isabella Velasco (3ª B), secretária-geral

“Como secretário-geral, comecei a ter um olhar mais humano sobre os delegados e sobre como administrar o evento. Acredito que seja a experiência mais transformadora que tive no Dante, tanto que quero estudar relações internacionais por causa da eletiva do Dante UN. Nela, você consegue se desenvolver em muitas vertentes: tanto em relação à pesquisa como na parte da oralidade, além do poder de negociação. Ela nos transforma como pessoas.”

Enzo de Almeida Xavier (3ª C), secretário-geral
Os secretários-gerais Enzo Xavier e Isabella Velasco

Abaixo, confira todas as premiações concedidas na 7ª edição do Dante UN:

Escolas premiadas com medalhas e certificados

  • Colégio Dante Alighieri
  • ETEC Professor Adhemar Batista Heméritas
  • Escola Estadual Conde José Vicente de Azevedo
  • Colégio Planck
  • Colégio Palmares
  • Instituto Educacional Itapeva (Colégio Objetivo)
  • Colégio Maria Imaculada
  • Colégio Alef Peretz
  • Colégio Santa Amália

Melhor delegado dantiano do Dante UN 2023

  • Isabela Abbud Silva (2ª série)

Credenciamentos para o SPMUN 2024

  • Mariana Oliveira (ETEC Professor Adhemar Batista Heméritas)
  • Phelipe Chagas (Escola Estadual Conde José Vicente de Azevedo)
  • Nicole Pereira (Escola Estadual Conde José Vicente de Azevedo)

MELHORES DELEGADOS

Conselho de Segurança da ONU

  • Geilson Garcia (Colégio Palmares)

Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes (UNODC)

  • João Miguel Sastre (2ª série do Dante)

Organização Internacional do Trabalho (OIT)

  • Heloisa Paione (Colégio Palmares)

Comitê de Direitos Humanos da ONU (CDHONU)

  • Gabriela di Mattei Gallo (2ª série do Dante)

Comitê de Políticas Especiais e Descolonização (SpecPol)

  • Eduardo de Mônaco Magalhães (9º ano do Dante)

Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Piccolo Diplomatico)

  • João Cattony Campos (9º ano do Dante)

MENÇÕES HONROSAS

Conselho de Segurança da ONU

  • Miguel Peres Ribeiro (1ª série do Dante)
  • Isabela Abbud Silva (2ª série do Dante)

Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes (UNODC)

  • Laura Morita (Colégio Santa Amália)
  • Caroline Catani (Colégio Palmares)

Organização Internacional do Trabalho (OIT)

  • Phelipe Chagas (Escola Estadual Conde José Vicente de Azevedo)
  • Leonardo Gianelli (Colégio Palmares)

Comitê de Direitos Humanos da ONU (CDHONU)

  • Carolina Ayub (2ª série do Dante)
  • Giovanni Nery de Barros (Colégio Maria Imaculada)

Comitê de Políticas Especiais e Descolonização (SpecPol)

  • Maria Eduarda Pico (2ª série do Dante)
  • Laura Abreu (Colégio Maria Imaculada)

Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Piccolo Diplomatico)

  • Maria Castanheira (8º ano do Dante)
  • José Carlos Pinheiro (7º ano do Dante)

Confira os professores homenageados por sua contribuição com a área de humanidades do Colégio:

  • Eugenia Vezzelli (coordenadora do Departamento de Italiano)
  • Marcia Saltini (coordenadora do Departamento de Geografia)
, , ,
Liceo Scientifico, opzione Scienze Applicate - Scuola Paritaria Italiana Cambridge - English Qualifications Mizzou - University of Missouri
error: Conteúdo protegido!!