Dante sedia VII Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula

Publicado em 3 de junho de 2015 às 16:11

O Colégio Dante Alighieri sediou, no dia 30 de maio, o “VII Congresso ICLOC de Práticas na Sala de Aula”. O evento, idealizado e organizado pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho (ICLOC), tem como objetivo reunir educadores de diversas instituições de ensino para uma troca de práticas e conhecimentos visando aprimorar a educação no Brasil.

No encontro, mais de 1000 educadores de 192 instituições de ensino apresentaram seus trabalhos. Foram 616 projetos inscritos e organizados em 202 sessões, divididas em três horários de apresentação. No Colégio, as salas de aula dos edifícios Leonardo da Vinci, Michelangelo e Galileo Galilei foram utilizados para receber as sessões. Além disso, os auditórios Guglielmo Raul Falzoni e Miro Noschese também receberam atividades.

A primeira sessão de apresentações foi realizada das 8h30 às 10h30. No primeiro intervalo, os alunos do Vocal Dante se apresentaram no Pátio Principal e cantaram duas músicas. Os presentes também visitaram os estandes da Editora Moderna e do Institulo Peninsula, que trouxe como tema a discussão sobre ensino híbrido e singularidades. As outras sessões foram realizadas das 11h às 13h e das 15h às 17h.

O professor Peterson Lopes, ao lado da profª Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica, apresentou em uma das sessões o “Réquiem de Lamarck”, uma palestra em que foi discutida a história do pensamento evolutivo, a fim de se considerar mais profundamente as teorias evolutivas atuais. “Pelas manifestações dos presentes, ela foi muito bem-vinda, felizmente!”, afirmou Peterson. “A importância de um evento como o ICLOC é tremenda, porque possibilita a troca de experiências e o frescor de novas ideias”, completou.

Sylvia Figueiredo Gouveâ, professora, sócia da Escola Lourenço Castanho e presidente e uma das fundadoras do ICLOC, reforçou a importância do evento e seus benefícios. “Os congressos ICLOC respondem a uma necessidade, cada vez mais percebida pelos professores, de refletir suas práticas letivas, trocar experiências com colegas e, em decorrência, aperfeiçoar seu trabalho junto aos alunos.”, disse.

Para o gerente de marketing da Escola Lourenço Castanho, Edgar Bim, um dos responsáveis pela organização logística do evento, a sétima edição do Congresso ICLOC mostrou o crescente interesses dos professores. “O número cada vez maior de professores participando, fazendo com que a maior parte das salas estivesse lotada, os emociona e nos enche de esperança de que a educação no nosso país melhore continuamente.”, comentou. O clima de celebração nesse ano se potencializou  em virtude do acolhimento que toda a equipe do Dante nos ofereceu. Foi um dia muito marcante para todos nós”, completou.