Dante sai repleto de medalhas de feira de ciências nos EUA

Publicado em 22 de junho de 2018 às 17:50

Entre os dias 11 e 15 de junho o Dante participou da Genius Olympiad na Universidade de Oswego, que fica no norte do estado de Nova York. Seis alunos representaram o Colégio na feira com quatro projetos do Cientista Aprendiz, e todos saíram premiados com bolsas de estudo para a State University of New York, tablets e medalhas: foram três de bronze e uma de prata.

Esta já é a sexta participação do Dante na feira e o terceiro ano seguido em que todos os projetos do Colégio são premiados. “O mais legal da Genius é que é uma feira com foco em soluções ambientais e não tem só ciências. Também inclui arte, música, escrita criativa, engenharia, negócios. O nome significa Global Environment Issues And Us”, explica Bianca Rocha, professora do Cientista Aprendiz que acompanhou os dantianos na viagem junto à professora Sandra Tonidandel, coordenadora-geral pedagógica. Ela também ressalta a multiculturalidade do evento, que contou com estudantes de 72 países. “É uma oportunidade riquíssima de intercâmbio cultural, já que cada grupo deve apresentar coisas típicas do seu país e interagir com os colegas. E, como a feira acontece dentro de uma universidade americana, ainda dá aos alunos a possibilidade de experimentar a rotina acadêmica”, elogia Bianca.

Todo o conteúdo da feira é em inglês, e os alunos do Dante também tiveram de apresentar seus projetos no idioma, treinando suas habilidades e seu vocabulário. Os projetos selecionados para a Genius são escolhidos pelos professores do Cientista Aprendiz, que costumam eleger pesquisas que já estejam com mais maturidade e resultados interessantes.

Bianca destaca também a trajetória da aluna Gabriela Marcondes, da 3ª série C do Ensino Médio, que participará da Expo-Ciencias Latinoamericana ESI AMLAT, no Chile, em julho. A estudante já participou da Mostratec, feira internacional realizada no Rio Grande do Sul em outubro de 2017, e da edição 2018 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), tendo sido selecionada pela própria organização do evento. Ela também participou da missão Garatéa, iniciativa brasileira que levou uma sonda para orbitar a Lua, além de ter sido convidada do programa de televisão educativo Como Será, da Rede Globo. O projeto de Gabriela consiste em enviar sementes de tomate para a estratosfera a fim de ver como elas se comportariam, já que são, segundo ela, veículos de transporte de vida. E deu certo: na volta, apesar das diferenças de temperatura, pressão e radiação, as sementes expostas se desenvolveram mais e melhor do que as que permaneceram em terra.

Confira os projetos dantianos que foram premiados na Genius 2018:

Medalha de Prata

• “3D Printers on Mars”

Alunos: Breno Tonidandel (2ª A) e Tuffy Issa (2ª A)

Professores orientadores: Cristiane Tavolaro e Raul Bastos

Medalhas de Bronze

• “Identity Formation Within Adolescents’ Mental Health in the Postmodernity”

Alunas: Alessandra Maranca (2ª A); Catharina de Morais, que não pôde viajar para a feira (2ª A); e Maria Clara Nascentes (2ª C)

Professor orientador: Ian Bastos

• “Effects of Pid Auto Tuning in Terms of Processing Time and Energy Consumption”

Aluno: Gabriel Raniere (3ª C)

Professor orientador: Rodrigo Assirati