Dante renova parceria para oferecer vivência educacional na Califórnia em 2024

Publicado em 19 de dezembro de 2023 às 7:51
Categorias: , ,

Em 2024, a região de Long Beach, na Califórnia, será pelo segundo ano consecutivo um dos destinos oferecidos aos alunos do Ensino Fundamental 2 e do Ensino Médio durante as férias de julho – período que corresponde ao verão dos Estados Unidos. Organizada pelo Dante em parceria com a agência Study Vacation, a viagem tem como objetivo promover uma vivência educacional que propicie a ampliação do repertório cultural e dos horizontes acadêmicos dos estudantes, além do aprimoramento da língua inglesa.

Na ocasião, os jovens dantianos ficarão hospedados no campus da California State University (CSU) para participar do Future Global Leaders and Innovation. Voltado para a qualificação e a formação dos estudantes frente aos desafios do século 21, o programa confere uma certificação oficial da instituição que pode ser utilizada em eventuais processos de aplicação para universidades americanas e canadenses.

Alunos do Dante desfrutaram de vivência educacional na Califórnia em 2023
Em 2023, alunos do Dante participaram de programa de verão na California State University

Marcada para ocorrer entre os dias 28 de junho e 20 de julho, a viagem prevê a participação dos alunos em aulas interdisciplinares e interativas ministradas por professores da própria universidade. A ideia é que os estudantes consigam experimentar na prática a vida universitária e ampliar sua compreensão acerca de outras culturas por meio da convivência com jovens do mundo inteiro.

Além disso, serão realizadas oficinas nas áreas de medicina, business, direito, televisão, investigação forense e sustentabilidade, de modo que os viajantes possam explorar possíveis campos de estudo e carreiras antes de tomar decisões sobre o futuro acadêmico e profissional. A participação em projetos sociais (com certificação própria) e em atividades culturais também está contemplada no roteiro, que inclui visitas a museus e a parques temáticos da Disney e da Universal Studios.

Em 2023, alunos do Dante tiveram vivência educacional na Califórnia

Na viagem de 2023, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de Ensino Superior dos Estados Unidos e de desenvolver habilidades socioemocionais, como autonomia, colaboração e responsabilidade. “Os jovens vivenciaram como é estar dentro de uma universidade norte-americana, como é um dorm e como é tomar banho num banheiro compartilhado entre dois dormitórios. Eles tiveram que trabalhar a flexibilidade para tudo correr bem”, relatou a coordenadora dos cursos de Elementary, Middle e High School, professora Rossella Beer.

Uma das atividades que mais despertaram o interesse dos estudantes foram os workshops. Victor Seiji Gonzales, do 8º ano, destacou a oficina de investigação forense, por exemplo: “O professor trouxe um caso para investigarmos a causa de uma morte, e nós abordamos vários pontos. Gostei muito. Passamos em vários prédios, onde os professores nos ensinavam diversas matérias na prática, e isso foi bem legal”.

O grupo dantiano visitou pontos importantes e reconhecidos de Los Angeles, como o Griffith Observatory e o California Science Center, ambos no roteiro de 2024. “No observatório, além da linda vista, vimos a bobina de tesla funcionando, e no centro de ciências vimos um ônibus espacial. Foi superinteressante. Lá também havia simuladores de foguetes e aprendemos sobre o funcionamento da Nasa”, contou Victor.

, ,