Dante recebe destaque em relatório do Diretório Internacional de Ensino Híbrido

Publicado em 30 de novembro de 2017 às 16:57

O Colégio Dante Alighieri, destaque em relatório feito pela Clayton Christensen Institute para o Diretório Internacional de Ensino Híbrido, foi considerado a instituição que mais utiliza o ensino híbrido em seu método de ensino.

No relatório, o Colégio teve como características destacadas a utilização dos sistemas de “lab rotation, individual rotation e flipped classroom”, em que os alunos são divididos em dois grupos para que cada um atenda às necessidades mais específicas do estudante. Além disso, a utilização do Moodle como suporte para as lições e aulas também recebeu destaque.

“Quando eu visitei o Dante, fiquei impressionada com o programa do ensino híbrido! Especificamente, gostei de ver tanto suporte da gestão. É muito importante que a gerência apoie os professores e coordenadores “no caminho” do ensino híbrido – não só com laptops e software mas também com atitude de inovação. Conversei com a diretora e adorei saber que ela valoriza esse assunto de personalizar a aprendizagem para todo aluno. Acho que com essa postura é mais fácil transformar uma escola, como vocês estão fazendo”, afirmou Katrina Bushko, uma das responsáveis pelo relatório.

“Também gostei de ver a organização do suporte para os professores. A formação de uma equipe de coordenadores que ajudam os professores a implementar o ensino híbrido é uma ótima ideia. Em todo lugar do mundo, é difícil mudar hábitos – o ensino não é uma exceção. Então é imperativo apoiar os professores que estão tentando mudar as suas práticas. Com a equipe dos coordenadores, acho que é mais fácil e não tão assustador para inovar com o ensino híbrido. Adorei visitar o Colégio e acho que o Dante está fazendo um ótimo trabalho. Estou animada para o futuro do programa do ensino híbrido no Colégio!”, completou Katrina.

A coordenadora-assistente de tecnologia educacional, professora Verônica Cannatá, responsável pela aplicação do ensino híbrido no Colégio, também se mostrou otimista com os resultados alcançados e evidenciados no relatório. “Estou muito contente. É um trabalho que teve início em 2014 e, com o apoio da atual gestão, teve avanços enormes. Hoje temos mais pessoas envolvidas, outros departamentos, uma metodologia com maior alcance e diversos resultados positivos que validam a relevância desse método de ensino”, afirmou.