Dante realiza seu primeiro Festival de Cheerleading

Publicado em 20 de outubro de 2022 às 14:10
Categorias:

No dia 8 de outubro, o Colégio Dante promoveu a primeira edição do seu Festival Dante Cheerleading. Esporte em ascensão no Brasil, o cheerleading surgiu no Dante no ano de 2021, mas somente este ano foram realizados os primeiros treinos.

A ideia do evento surgiu com a rápida evolução das cheerleaders dantianas, que surpreenderam ao dominar as técnicas e aprender os fundamentos do esporte sem muitas dificuldades, o que obrigou a realização de uma adaptação no planejamento anual. “Em nossa cabeça, seria muito mais difícil elas aprenderem o que aprenderam e em tão pouco tempo. Em meados de maio nós percebemos que poderíamos participar de algum evento com outros colégios”, conta a técnica de Cheerleading, Ginástica Artística e Rítmica, Patrícia Castagna.

De acordo com a técnica, esse pode ter sido o primeiro evento escolar de cheerleading da cidade. “Nossa equipe pesquisou se existiam festivais escolares de cheerleading, mas não encontramos nada, apenas universitários. Então decidimos criar um evento do zero e convidamos escolas que achávamos que tinham o cheerleading como modalidade. É possível dizer que o Dante inovou o cheerleading escolar. O resultado de todo o trabalho foi o evento do dia 8, que contou com a participação de várias instituições de ensino.”

Integração em primeiro lugar

Os participantes do festival representavam as seguintes entidades: Avenues Cheer JV Team e Avenues Cheer Varsity Team; Chapel JV Cheerleading e Chapel Varsity Cheerleading; Graded Varsity Cheer Team; Goldens ECA Cheer – USP; Colégio Dante – CIDE, Colégio Dante – Intermediário e Colégio Dante – Avançado; e Colégio Ábaco.

A intenção do festival foi promover um ambiente de socialização, de integração e de troca entre cheerleaders, de modo que não houve nenhum tipo de pódio ou classificação, uma vez que o propósito do evento não era competir. “Criamos um ambiente em que os atletas conseguiam assistir às apresentações e torcer uns pelos outros, e essa energia positiva de todos querendo ver o melhor dos companheiros e adversários foi exatamente o que imaginávamos. O festival foi um sucesso e um momento de celebração e de vitória para nós que o organizamos. Agora, olhando para trás, estamos com uma sensação de dever cumprido”, avalia Caroline Zanin, técnica de Handebol e Ginástica Rítmica.

Além de aproximar os cheerleaders, o evento também representou uma oportunidade de aprendizado. “As meninas conversaram com outras equipes e aprenderam elementos novos que podem e devem ser utilizados como referência nos treinamentos para apresentações futuras. A experiência foi ótima tanto para elas como para nós. Além disso, acreditamos que o festival possa ter inspirado outros Colégios a promover eventos como esse e possa ter aberto várias portas para mais encontros”, projeta Carla Arisa, estagiária do Departamento de Esportes.

Cheerleading no Dante

No Dante, o cheerleading é dividido em três níveis: CIDE, Intermediário e Avançado. O CIDE inclui dantianas do 3º e 4º ano; o Intermediário é destinado ao 5º e 6º ano, e o Avançado abrange do 7º ano em diante. As categorias são treinadas pelas técnicas Patrícia, Caroline e Giuliana Guidotti e pela estagiária Carla.

“As meninas do CIDE estão inseridas em um ambiente mais lúdico, o treinamento delas é mais voltado para coreografia e dança, em que elas brincam de ser cheers. No Intermediário, elas começam a aprender a treinar de fato, com uma coreografia mais sofisticada. Já no Avançado elas realmente aprendem os termos técnicos da modalidade e começam a ‘treinar mais pesado’. No geral todas elas vêm nos surpreendendo: tanto as menores, que decoraram uma coreografia inteira, quanto as maiores, que vêm fazendo acrobacias que nunca imaginávamos que fariam em menos de um ano de treinamento”, avalia a técnica Patrícia.

Equipes participantes do Festival de Cheerleading reunidas.